FMS - FAXINA NOS BAIRROS
Ação de limpeza evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti
31/08/2018 - 10h26 Imprimir Envie por e-mail
Esta semana a Faxina nos Bairros chega às zonas Norte e Sudeste. Neste sábado (01), a partir das 8h, os bairros Jardim dos Pássaros e Bom Jesus recebem as equipes de Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU) para o mutirão de limpeza.
A ação tem por objetivo reduzir os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Dados dos últimos Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostram sua efetividade – o último levantamento registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,2% em Teresina.
A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 10 de agosto em todos os bairros da capital, que foram divididos em grupos de 32 estratos. “Este resultado de 0,2% é fruto desta intensificação que fazemos com a Faxina, que é realizada durante todo o ano, além do trabalho de rotina dos agentes de endemias”, relata a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. No último LIRAa, realizado em maio, este número foi de 0,7%, também considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.
A Faxina acontece desde 2015 e todo sábado visita dois bairros de diferentes zonas da cidade. Na zona Sudeste, será percorrido o quadrante formado pela Rua 05, Rua 01 e Avenida Noé Mendes, com ponto de encontro na UPA do Renascença. Já na zona Norte, o ponto de encontro será no quarteirão 12, em frente ao Hospital do Buenos Aires. O quadrante percorrido será o formado pela Avenida Jerumenha, Rua Castelo do Piauí, Rua São Miguel, Rua Amarante e Avenida Freitas Neto.
O trabalho da faxina é feito em parceria com a população, que durante a semana recebe orientações para recolher todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro do mosquito. No sábado as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado. Os profissionais da Gerência de Zoonoses da FMS também fornecem informações e orientações sobre o combate ao mosquito.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário