sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Encontro intergeracional promove troca de vivências entre idosos e alunos de Cmei da Capital


Rogério Franco

 

Promover o contato e a troca de vivências entre as pessoas da melhor idade e os alunos da educação infantil do município, e assim despertar o reconhecimento, a valorização e o respeito ao idoso desde a tenra idade. Este é o objetivo do encontro intergeracional promovido entre os participantes dos programas do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, que aconteceu nesta quarta-feira, 23, na área de atividades do Parque, em Palmas.


A iniciativa do encontro partiu da direção do Cmei, em referência à Semana da Diversidade e Inclusão, e contou com os alunos do 2º período, com faixa etária em torno de cinco anos. Com a proposta de vivenciar um dia de atividades dos idosos, as crianças conheceram brincadeiras tradicionais, dançaram e participaram da sessão de atividades físicas.


A orientadora educacional do Cmei João e Maria, Ludmila Barbosa Oliveira, considerou a Semana da Diversidade e Integração como uma excelente oportunidade para propiciar este contato, já que muitas das crianças pouco convivem com pessoas mais velhas devido à pouca quantidade de idosos presentes na maioria das famílias palmenses. “Somos uma cidade muito jovem, por isso a preocupação de propiciar este contato. Temos que ensinar as novas gerações a reconhecer a experiência dos mais velhos e sobretudo a valorizar quem já tanto trabalhou e agora desfruta de seu merecido descanso”, considera.


Danúzia Hiramatsu, 67, adorou a visita das crianças e a inicitiva do Cmei, aproveitou pra tirar uma foto com o Bernardo que tem o mesmo nome do seu neto. “A educação e o respeito aos idosos vem da infância, inclusive é uma coisa que a gente vem pregando aqui no Parque do Idoso. Nós precisamos mudar nossa formação para incluir na cultura o respeito as pessoas mais velhas porque isso aprende ainda quando criança e permanece na fase adulta”, disse.


A experiência foi tão significativa que a continuidade, que não estava prevista, vai acontecer em data a ser determinada, quando os idosos irão visitar o Cmei e estender a experiência às demais crianças. Enquanto o novo encontro com os frequentadores do Parque da Pessoa Idosa não acontece, uma prévia já será realizada hoje no Cmei, com a presença da avó de um dos alunos. Em uma roda de conversa com os pequenos, ela irá dividir sua experiência como mãe e avó de um dos colegas, participar de contação de histórias e ao final ainda preparar uma receita de mini-pizza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário