SEMEC - PALESTRAS
A programação vai até o dia 4 de setembro
30/08/2018 - 14h37 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/Semec
Na reta final do processo de reformulação das diretrizes curriculares da Rede Municipal de Ensino de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando uma semana de palestras e oficinas com professores de cada área. A programação vai até o dia 4 de setembro, no Centro de Formação Odilon Nunes.
Hoje (30) o auditório esteve lotado de professores de matemática do 1º ao 9º ano. Essa é uma das principais disciplinas do Ensino Fundamental e tem destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com as novas orientações do documento, as aulas de matemática passarão a ser ainda mais dinâmicas e devem, necessariamente, estarem relacionadas com o dia a dia dos alunos.
A assessora especialista, Edda Curi, auxiliou o processo de reformulação do currículo de São Paulo e está acompanhando os passos de Teresina. Ela conversou com os professores das escolas municipais para apresentar a grande novidade. “A matemática vai ser mais prazerosa para os alunos”, anunciou. Edda explica que as mudanças no perfil torna a disciplina próxima da realidade. “O ponto de destaque é o trabalho das habilidades do aluno, dando ferramentas para que esse jovem compreenda e resolva com eficácia os problemas matemáticos”, afirma.
No inglês a proposta segue o mesmo caminho. Aulas práticas, interativas e com elementos tecnológicos serão o ponto forte do ensino. A disciplina passou a ser obrigatória a partir do 6º ano, segundo a BNCC, e em Teresina os professores se preparam em oficinas para as novas abordagens. “As atividades devem ser significativas para os alunos. A nova proposta é dar ênfase à oralidade em uma perspectiva lúdica, despertando o interesse das crianças a partir do que elas já vivenciam com as novas mídias”, diz.
De acordo com a secretária executiva de Ensino da Semec, Irene Lustosa, o documento final será entregue às escolas até o final do ano. “Em 2019 essas diretrizes já devem nortear as ações pedagógicas nas escolas municipais de Teresina. Construímos o currículo à luz da BNCC de forma coletiva, ele revela o que os alunos precisam aprender em cada ano escolar, prezando pela formação mais humana, integral e conectada com o futuro”, conclui.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário