quinta-feira, 19 de julho de 2018

SEMPLAN - LAGOAS DO NORTE



SEMPLAN - LAGOAS DO NORTE

Técnicos explicam intervenções do Programa Lagoas do Norte para comunidade do São Joaquim

Reunião aconteceu na Unidade de Proteção Socioambiental do PLN
19/07/2018 - 09h03 Imprimir Envie por e-mail
Técnicos explicam intervenções do Programa Lagoas do Norte para comunidade do São Joaquim
A equipe do Programa Lagoas do Norte reuniu-se na tarde desta quarta-feira com moradores do entorno da Lagoa do São Joaquim, um dos pontos que passará por obras de requalificação urbana na segunda etapa do programa. A reunião, que aconteceu na Unidade de Proteção Socioambiental do PLN, no bairro Matadouro, teve como objetivo explicar para a comunidade as intervenções que serão feitas na região e o processo realizado quando for necessária a desapropriação parcial de terrenos, construindo um diálogo com as pessoas afetadas.

O encontro desta quarta faz parte de uma série de eventos semelhantes com famílias da região da Lagoa do São Joaquim, que estão sendo informadas sobre o que está previsto para os próximos anos nas suas áreas, como requalificação urbana e melhorias habitacionais, investimentos no sistema de drenagem, na segurança, iluminação e acessibilidade, além de melhorias ambientais, com plantio de espécies nativas e conservação da paisagem existente. Para lazer da população, será instalada uma academia, espaços de convivência e brinquedos infantis.

Um dos pontos mais importantes abordados na reunião foi em relação às indenizações que serão pagas às famílias que terão parte de seus terrenos utilizados durante as obras, de forma que não haja prejuízos para os moradores. “O Programa Lagoas do Norte trabalha voltado para o reassentamento do menor número possível de famílias, mas quando é necessário, trabalhamos em conjunto com a mediação da OAB para encontrar formas que todos fiquem satisfeitos”, explica o diretor geral do programa, Márcio Sampaio.

A equipe do PLN explicou para as famílias presentes as opções de indenização, que podem ser feitas com dinheiro, através de pagamento de acordo com laudo da avaliação do terreno, ou através de serviços prestados, com melhorias nos próprios imóveis dos moradores da região. “Partes dos terrenos deles serão utilizados, mas eles irão permanecer na área. Se não tivermos esses pedaços de terreno, não teremos como fazer as intervenções para melhorar a drenagem”, explica a diretora da Unidade de Proteção Socioambiental, Conceição Ferreira.

Este diálogo é visto como uma parte importante do trabalho do Lagoas do Norte, que envolve diversas comunidades na região mais ligada às suas tradições em Teresina. “A Prefeitura busca realizar essas intervenções em parceria com a população, buscando o consenso para que todos possam ser beneficiados pelas obras”, explica o secretário de planejamento José João Braga.
A aposentada Maria das Graças, de 70 anos, foi uma das mais entusiasmadas com as intervenções. “Muito bom, quero que façam logo. Pra gente ficar livre dos alagamentos, do fedor, dos problemas que tem ali”, conta ela.

Também aposentado, João Antonio da Silva, de 61 anos, foi mais cauteloso. Ele mostrou preocupação ao questionar se seria obrigado a doar o seu terreno para a Prefeitura, o que foi prontamente corrigido pela equipe do PLN. “No início eu fiquei confuso, mas gostei quando foi explicado que a gente vai ter essas indenizações. Eu comprei esse terreno 20 anos atrás e não posso perder o que paguei, mas gostei muito da reunião. Vale a pena, essa obra é uma maravilha, vai acabar com o matagal, ficar uma coisa mais higiênica. Vou sair no fundo do meu muro e ver uma praça, uma coisa bonita, não um esconderijo de bandidos”, afirma.

A reunião desta quarta-feira precede outros eventos e atendimentos individualizados que serão feitos pela equipe de assistência social com as famílias. Atualmente as obras estão em processo licitatório e a empresa vencedora deve ser definida até o mês de outubro. Além da Lagoa do São Joaquim, também passarão por intervenções as Lagoas do Mazerine, Piçarreira e Lagoa dos Oleiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário