SEMEC - LEITURA
Livrômetro incentiva leitura na Escola Municipal Camilo Filho
A escola tem um aplicativo de controle de livros que incentiva a leitura e a produção textual
05/07/2018 - 15h50 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Ascom/Semec
É com dedicação e compromisso que a Escola Municipal José Camilo da Silveira Filho vem se destacando quando o assunto é educação. A escola passou a funcionar em jornada de tempo integral em 2017, ampliando e favorecendo a formação completa de 512 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental, e vem realizando diversas ações para melhorar cada vez mais as habilidades dos alunos.
Para incentivar a leitura, a escola adquiriu 199 novos exemplares de livros paradidáticos a serem utilizados nos projetos de leitura que estão sendo desenvolvidos na escola, como, o Leitura em Casa, Reconto em Sala e Biblioteca Viva. A escola também aderiu ao projeto ‘Livrômetro’, uma parceria com o MobiEduca.Me, que instalou um Aplicativo de Controle de Livros que incentiva a leitura e a produção textual, com o objetivo de despertar o gosto pelos livros nos estudantes.
“Cada professor conta agora com o aplicativo instalado em seu celular para realizar o acompanhamento dos livros lidos pelas crianças, observando a fluência de cada um, através da oralidade, vocabulário, ortografia e produção textual”, explica Renato Silva, gestor da escola.
Renato conta ainda que o momento de leitura ao ar livre, em um espaço totalmente arborizado e colorido, feito especialmente para a criançada, é mais uma prática adotada pela equipe. Após as leitura os estudantes retornam para a sala de aula e realizam a interpretação e produção textual. O uso de materiais didáticos manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de matemática também vem auxiliando e incentivando os estudantes.
“A jornada de tempo integral contribui para uma formação plena com os estudantes, não só permanecendo mais tempo na escola, mas desenvolvendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais. Estamos no momento aguardando o resultado do IDEB, que de acordo com o resultado preliminar de proficiência da Prova Brasil 2017 nos deixa com uma expectativa de ótimo resultado. E após mais um dia de aula, os estudantes retornam para casa com disciplina, ordem, respeito, tranquilidade, suavidade, deixando para a equipe Camilo Filho a certeza da missão diária cumprida com responsabilidade e compromisso”, diz Renato.
Junto com as disciplinas curriculares, os estudantes participam de aulas de reforço e atividades esportivas e artísticas, como teatro, dança, música e xadrez. A alimentação escolar também foi reforçada e os alunos trocaram as horas ociosas em casa por momentos de novos aprendizados na escola.
“Não é necessário uma formula, ou mágica. O necessário é comprometimento da equipe, amor pelo que se faz e o principal, dedicação”, é com essas palavras que Renato conta um pouco da rotina escolar.
Diariamente as crianças e familiares são acolhidos na entrada da escola. Os alunos são recebidos com música, se organizam, cantam os hinos, Nacional, do Piauí e de Teresina, fazem orações e depois seguem para as salas de aulas de forma organizada.
Durante as aulas o compromisso maior é com o processo de alfabetização das crianças, e para que isso aconteça de forma satisfatória a equipe escolar utiliza a inovação como forte aliado em suas práticas pedagógicas.
Às terças e quintas-feiras o intraturno é especial, as crianças participam de apresentações envolvendo o teatro, a dança, música, poesia, filmes, jogos e muitas brincadeiras. Aspectos socioemocional e afetivo são trabalhados nessas atividades e os resultados são alcançados com sucesso.
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário