domingo, 1 de julho de 2018

Secretário da Educação de Sorocaba-SP destaca gestão compartilhada nas escolas de Palmas


Secretário da Educação de Sorocaba-SP destaca gestão compartilhada nas escolas de Palmas

Redação Semed

O secretário municipal da Educação de Sorocaba-SP, Mario Bastos, esteve em Palmas nesta quinta, 28, para conhecer a estrutura, projetos e práticas pedagógicas da rede municipal de ensino da Capital. Ele destacou a forma de gestão compartilhada, implantada pela Prefeitura de Palmas, para descentralizar e administrar os recursos financeiros junto com as unidades educacionais. 


“É importante ressaltar e me chamou muito atenção foi essa forma de fazer gestão descentralizada para cada unidade escolar, onde a própria gestão das escolas administra e gera os recursos necessários para manutenção diária. Isso mostra união entre a Secretaria da Educação e unidades educacionais, transforma as compras e diminui as distâncias”, destacou o gestor da cidade paulista, Mario Bastos.


Modelo para o País

Referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho educacional, o sistema implantado em Palmas tem atraído diversos gestores de cidades brasileiras. Assim como outros administradores de outras cidades do Brasil que tem visitado Palmas, Mario Bastos, afirmou ter despertado sua curiosidade de conhecer a Capital depois de ver pelas redes sociais vídeos sobre Palmas. “Através das redes sociais, assistimos a um vídeo e chegou até nós a estrutura implantada e que está revolucionando a forma de fazer educação”, confirmou o gestor.


Em Palmas, o secretário Mario Bastos veio acompanhado do gestor de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação de Sorocaba, Gilmar Felipe Piccin de Lima. Eles visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, a ETI Almirante Tamandaré, o Centro de Educação Inclusiva e a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo.


Foi apresentado para o Secretário da Educação de Sorocaba o ateliê de confecção dos uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais, além da produção própria de lanches por meio panificadoras instaladas nas próprias escolas, gerando economia e visando oferecer uma alimentação saudável e de qualidade. O projeto Roça na Escola, com seus tanques de bag-fishs, produção de hortaliças, frutas e tubérculos para a alimentação escolar, também esteve entre os projetos que os gestores paulistas puderam acompanhar de perto.


Como diferencial pedagógico, Mario Bastos conheceu também o projeto Educação Trilíngue, adotado para o ensino da prática dos idiomas inglês e espanhol como um dos grandes diferenciais dos conteúdos curriculares ofertados. Ele, ainda, conheceu a política da Prefeitura de Palmas para incentivo de energia fotovoltaica e de captação de águas pluviais, instalados na ETI Almirante Tamandaré, implantado com a ideia de escola sustentável.  


A cidade de Sorocaba-SP possui cerca de 700 mil habitantes. A rede municipal de ensino da cidade paulista conta com 152 unidades escolares e atende cerca de 55 mil alunos do infantil ao fundamental.



(Edição e postagem: Iara Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário