Natureza, música, diversão e comida marcam dia de férias dos idosos em cachoeira de Taquaruçu
Deni Rocha
Sessenta idosos tiveram um dia de lazer em cachoeira de Taquaruçu, na TO 030, promovido pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito de Palmas e do setor Morada do Sol, nesta sexta-feira, 13, regado ao som de sanfona e zabumba, para proporcionar a participação dos idosos nas atividades comunitárias do programa Palmas Férias da Prefeitura Municipal.
A programação de férias dos idosos está sendo organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio dos Cras da Capital e pretende levar os idosos aos principais pontos turísticos da cidade. Nesta sexta, a animação contou com dois músicos experientes e animados. Na sanfona Berto Moura e na zabumba do Geraldo Silva o dia foi embalado a muito forró arrasta pé, seguido de almoço e banho de cachoeira.
O idoso Severino Dantas do Cras Morada do Sol, com entusiasmo, declarou que frequenta todas as unidades da Capital e defendeu a importância de se fazer essa confraternização entre os idosos de todos os Cras, principalmente em contato com a natureza. “Eu utilizo todos os Cras, gosto muito desse ambiente em que estamos nos divertindo e confraternizando”, disse.
Do mesmo modo, o idoso Erotides Costa Rodrigues, do Cras de Taquaruçu declarou que “esse passeio está sendo muito legal e é muito importante para nós idosos”.
Segundo a coordenadora do Cras Santa Bárbara, Marisa Reis, o próximo destino será a Praia do Caju, no dia 27 de julho. “Esses momentos de lazer e descontração não apenas socializam, mas também ampliam sua qualidade de vida, desenvolvem psicomotricidade e cognição e a aproximação com ambientes naturais ainda servem de ação terapêutica para os mesmos”, ressaltou coordenadora destacando a importância do lazer na vidas desses cidadãos da melhor idade.
Marisa Reis esclarece ainda que psicomotricidade é a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso, e que cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento.
Já a secretária executiva da Sedes, Simone Sandri, destaca que esses passeios visam promover o fortalecimento de vínculos e proporcionar novas vivências aos idosos, bem como o usufruto de seus direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.
Vale lembrar que desta vez que a organização ficou a cargo do Cras Morada do Sol e Taquaruçu, mas destinada a todos os idosos de todas as unidades dos Cras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário