terça-feira, 31 de julho de 2018

Minicidade ensina segurança e leis no trânsito durante Sesi Saúde Total

Minicidade ensina segurança e leis no trânsito durante Sesi Saúde Total

Redação Sesmu

Ele ainda não tem idade para dirigir, mas de forma lúdica, acabou aprendendo como motoristas e pedestres são responsáveis pelo bom funcionamento das vias nas cidades e também pelas vidas uns dos outros. Essa foi uma das lições que o Felipe, que tem 12 anos, vai levar como aprendizado do projeto Minicidade, realizado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Para ele as regras de trânsito são bem mais simples de serem aprendidas quando se é o condutor do veículo. “Eu dirigi e aprendi que devemos ficar atentos com as cores do semáforo, que devemos parar na faixa de pedestre e não usar celular quando estiver dirigindo", disse o estudante.

Já para o tio do menino, o pastor João de Deus, essa ação que os agentes de Trânsito da Sesmu vêm fazendo para conscientizar as crianças em relação ao trânsito vai ajudá-las no futuro. Segundo ele muitas crianças poderão se tornar melhores condutores que alguns pais. “Este trabalho que vem sendo realizado é valioso para as crianças. Quando chegar a hora de tirarem a carteira de habilitação já estarão conhecendo o básico ou parte do código de trânsito. A Prefeitura está de parabéns por esse belo trabalho  que vem sendo desenvolvido na educação das crianças para o trânsito”.

Ações como essa permitem uma maior aproximação entre as crianças e o tema com isso é possível desenvolver medidas de curto prazo, como, por exemplo, cobrar do pai a obediência no trânsito e, de longo prazo, que é formar cidadãos conscientes. “Nós mostramos para eles a importância em seguir as regras, não só porque podem ser multados, mas também por terem responsabilidade sobre a própria vida e a dos outros”, informou o gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Celestino Pessoa.
  
Segundo a socorrista do Samu, Claudeth Nascimento, a intenção é chamar a atenção das crianças para que eles se tornem excelentes condutores no futuro e que também cobrem da família mais atenção e consciência no trânsito. “Ensinando os princípios de cidadania no trânsito será possível construir gradativamente um comportamento mais humano e respeitoso, tornando-os também fiscalizadores dos adultos”, ressaltou.

O projeto Minicidade foi montado durante toda a manhã de sábado, 28, no estacionamento do ginásio Ayrton Senna, durante a programação do Sesi Saúde Total. As ações de educação para o trânsito foram desenvolvidas pela gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) com o apoio do Projeto Vida no Trânsito (PVT), do Serviço Móvel de Urgência (Samu), dos agentes da Polícia Rodoviária Federal do Tocantins, em conjunto com os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral ETI Anísio Spínola Teixeira, no Setor Bertaville, que funciona em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).


 (Edição e postagem: Iara Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário