terça-feira, 3 de julho de 2018

Lei do Turismo garantirá continuidade das políticas públicas em Mato Grosso do Sul

Lei do Turismo garantirá continuidade das políticas públicas em Mato Grosso do Sul





Campo Grande (MS) – O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta terça-feira (3.7), por unanimidade, o projeto de lei que regulamenta o Sistema Estadual de Turismo (SET-MS), as Políticas Públicas Estaduais para o Turismo e o Plano Estadual de Turismo. A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, por sugestão da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), foi aprovada em segunda discussão e segue para ser sancionada.
De acordo com o Governo, o objetivo é regulamentar o turismo sul-mato-grossense em consonância com as políticas públicas federais, desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, a partir da Lei Federal 11.771/ 2008, que trata sobre a Política Nacional de Turismo. Confira o Sistema proposto na íntegra.
Na tribuna, o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling.
Na tribuna, o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, disse que a aprovação da lei é uma grande conquista para o setor. “Será a garantia da continuidade das políticas públicas instituídas, a ideia é estabelecer uma política específica para a promoção do avanço e a consolidação do turismo no Estado, a partir do seu alinhamento com critérios e objetivos bem definidos e em consonância com a política nacional”, disse.
Com a sanção da lei, o executivo estadual vai criar o SET do Estado que será composto pela Fundtur, Conselho Estadual de Turismo, Instâncias de Governança Regional, Municípios constantes no Mapa do Turismo Estadual e Conselhos Municipais de Turismo.
De acordo com a empresária do Turismo, Virgínia Queiroz, da Pousada Piqui, em Aquidauana, com a aprovação da legislação todo setor será impactado. “Vai influenciar positivamente na atividade resultando no desenvolvimento, promoção e, consequentemente, na ampliação do número de turistas no Estado. Estimulando o desenvolvimento local através do Turismo”, destacou.
Entre outros objetivos, o SET deverá estimular e coordenar a integração entre o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor ligados a atividades turísticas e promover estudos, discussões técnicas e outras ações visando à melhoria da qualidade dos serviços do turismo.
De acordo com o texto, dentro da proposta destacam-se a composição do Sistema Estadual de Turismo, enquanto estrutura organizada a ser implementada e regulamentada; do Conselho Estadual de Turismo, como espaço democrático, organizado e institucionalizado, com foco no desenvolvimento do turismo em todo o território estadual e representação dos segmentos envolvidos, oportunizando deliberações sobre questões que contribuam para a promoção de um melhor aproveitamento dos investimentos em turismo e em suas interfaces em todo o Mato Grosso do Sul.
Raquel dos Passos – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário