terça-feira, 24 de julho de 2018

Inverno exige atenção especial aos animais domésticos

Inverno exige atenção especial aos animais domésticos

24/07/2018 12:04:31

Foto: Ari Teixeira / Divulgação PMPA
Evitar roupas que provoquem alergias é um dos cuidados com animais
Evitar roupas que provoquem alergias é um dos cuidados com animais
Os dias frios, com longos períodos de chuva e umidade, exigem alguns cuidados específicos com os animais de estimação. Espaços bem abrigados nas residências, especialmente à noite, quando as temperaturas baixam, oferecer um cobertor, desde que em tecido neutro – alguns animais podem apresentar alergia a  produtos sintéticos. Outros, de pelagem longa, sofrem com o surgimento de nós difíceis de serem desmanchados e, por isso, roupas confeccionadas em algodão são bem vindas, desde que não lhes atrapalhem os movimentos. A quantidade e o tipo de ração oferecida aos animais igualmente deve ser a mesma nas quatro estações do ano. 
 
Saúde – Nestes períodos de baixas temperaturas, não se deve descuidar de itens importantes para a saúde animal. Se a vacina anual ainda não foi aplicada, não tem problema algum em fazê-lo no inverno. Manter o uso de coleiras inseticidas e produtos tópicos é fundamental. Embora em menor número, ectoparasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos continuam no ambiente, provocando doenças e processos alérgicos.
 
Febre – Animais também contraem gripes. Em caso de temperatura corpórea do cão ou gato mais elevada, esta deve ser aferida com o uso  de termômetros locais adequados e não pelo nariz como muitos tentam. O animal com febre fica abatido, diminui a alimentação, com sintomas muito parecidos com os nossos e deve ser imediatamente encaminhado para consulta veterinária.
 
Medicação - Outro erro é o tutor recorrer ao uso de substâncias anti-inflamatórias que podem provocar o óbito da mascote, muitas vezes vitima de perfuração gástrica. “Cães e felinos são intolerantes a medicações como o paracetamol”, alerta a diretora cirúrgica da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), Brunna Barni.
 
Higiene - Outros cuidados importantes são o banho e horário de passeios. Secar bem o animal, após uma ducha com água morna, afasta a possibilidade do surgimento de fungos na pele e doenças que provocam muita dor e desconforto como a otite. Na lavagem, se deve evitar o uso de substâncias irritantes, preferindo sempre produtos leves como o sabão de coco ou glicerina. Os passeios, é claro, precisam ser mantidos, preferencialmente em horários de sol.  


/animais
Texto de: Ari Teixeira
Edição de: Andrea Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário