quinta-feira, 19 de julho de 2018

‘Cras em Ação’ leva serviços de cidadania aos moradores do Morada do Sol II

‘Cras em Ação’ leva serviços de cidadania aos moradores do Morada do Sol II

Fernanda Mendonça

 


A programação do Palmas Férias 2018 vai muito além das praias e parques da cidade, abrangendo também ações de conscientização e cidadania. Na tarde desta quarta-feira, 19, os moradores do Setor Morada do Sol II e região, participaram de uma tarde diferente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com acesso a oficinas de automaquiagem; designer de sobrancelhas; dança e corte de cabelo, tudo isso gratuitamente.


Além dos serviços voltados para beleza, a comunidade também teve a oportunidade de emitir o Cartão do Idoso, que assegura o direito ao transporte público gratuito e vagas preferenciais em qualquer estacionamento; emissão da Identidade Jovem (ID Jovem), benefício que assegura o pagamento de meia-entrada, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como para o transporte interestadual de passageiros​​, ônibus, trem e embarcação; inclusão de famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Essas ações ocorreram em parceria com os profissionais que atuam na Estação Juventude.


Outro serviço oferecido foi o de orientação e agendamento de famílias que têm direto ao conversor de sinal de TV digital, em parceria com a Seja Digital. O kit, composto por antena e conversor, garante a recepção do sinal digital de TV, que substituirá o analógico a partir do dia 14 de agosto deste ano, nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Barrolândia.


De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Simone Sandri, cerca de 620 pessoas foram beneficiadas com os serviços gratuitos. “Foi um momento de promoção da cidadania, valorização e aumento da autoestima, principalmente das mães de família que ficaram atentas e aproveitam os ensinamentos ofertados nas oficinas. Estamos satisfeitos com os resultados e já estamos planejando novas ações para atender a mais palmenses”, adiantou a secretária.


Nossa Energia


A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Energisa realiza nesta quinta, 19, e sexta-feira, 20, no Cras Morada do Sol II a orientação e cadastro dos consumidores sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). De acordo com a Energisa, com a Tarifa Social, o cliente pode obter descontos entre 10% e 65% na conta de luz, dependendo da faixa de consumo. São mais de seis mil clientes com perfil para cadastramento neste benefício. Os clientes já cadastrados na Tarifa Social também podem trocar até seis lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED.


As famílias que têm direito ao benefício devem estar inscritas no CadÚnico e possuir renda mensal de até três salários mínimos. Também são beneficiadas àquelas que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento necessite de aparelhos que demandem energia, ou ainda que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.


Para ter direito ao benefício é preciso realizar um cadastro e levar até o local o RG, CPF, conta de energia recente e o Número de Identificação de Segurança Social (NISS). (Com informações da Energisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário