sexta-feira, 6 de julho de 2018

Centro de Referência de Economia Solidária começa a funcionar em São Luís com produtos de 20 cidades

Centro de Referência de Economia Solidária começa a funcionar em São Luís com produtos de 20 cidades

Cleidiomar Cardoso, da Associação dos Artesãos do Polo Coroadinho. (Foto: Gilson Teixeira)
Foi inaugurado o Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (CRESOL), em São Luís. Situado na Rua de Nazaré, n º173, na Praia Grande, o local vai oferecer espaços para comercialização de produtos e para incubação de empreendimentos, além de oportunidades de formação e capacitação para entidades de todo o estado.
“Para gente é uma alegria muito grande, estamos batalhando há um tempão para ter esse Centro de Referência e finalmente ele saiu”, contou a empreendedora Cleidiomar Cardoso, da Associação dos Artesãos do Polo Coroadinho.
A entidade da qual Cleidiomar faz parte é formada por 40 sócios. Na produção, são 25 mulheres e a maioria tira o sustento do artesanato, todo confeccionado a partir da reciclagem e reaproveitamento de materiais.
“Produzimos tapetes, peças em crochê com restos de tecido e também bancos a partir de pneus. Com esse espaço, a gente tem não só onde vender, mas também é um local de troca, de aprendizado, de saber o que os outros grupos estão fazendo”, disse Cleudiomar.
Centro de Economia Solidária inaugurado na capital. (Foto: Gilson Teixeira)
Centro
Itens de grupos oriundos de cerca de 20 municípios estão expostos no espaço de vendas do Centro de Referência, que funciona de segunda a sexta, em horário comercial. A gestão do local será compartilhada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), e os empreendedores. Quem tiver interesse pode buscar informações no local.
“Pessoas de todo o Maranhão terão a oportunidade de expor seus trabalhos aqui. Com esse Centro, vamos conseguir mostrar os produtos dessas pessoas, o que é de grande importância para o estado”, explicou o secretário titular da Setres, Hernando Macedo.
Economia Solidária
Os empreendimentos de Economia Solidária atendidos pelo CRESOL são organizações associativas, de cunho autogestionário, e nos quais não há relação de patrão e empregado, com foco na relação de trabalho e renda. Além disso, os empreendimentos têm foco no desenvolvimento local, com uso sustentável que vai desde a matéria-prima à gestão de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário