BELÉM NA COPA
Vitória do Brasil sobre o México leva milhares de pessoas ao evento “Belém na Copa”
Foi tenso, sofrido, nervoso, mas a emoção e alegria em verde e amarelo marcaram o segundo jogo, transmitido por meio de um telão montado pela Prefeitura de Belém na praça Batista Campos, no bairro homônimo, no final da manhã desta segunda-feira, 2. Ao final da partida, a celebração da torcida de milhares de torcedores no local comemorou a vitória de 2 x 0 da Seleção Brasileira sobre o México - gols de Neymar Jr. e Firmino -, marcando essa partida eliminatória das oitavas de final da Copa da Rússia.
A transmissão dos jogos da Seleção Brasileira faz parte do evento “Belém na Copa”, que é uma iniciativa da Prefeitura de Belém (PMB), por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Ordem Pública Municipal.
A senhora Elza Cabral mora no Rio de Janeiro, mas está visitando alguns parentes que moram no bairro da Campina, em Belém. Devidamente maquiada com as cores nacionais e muito animada, ela elogiou a iniciativa da PMB. “Já estou até com pena, porque volto ao Rio de Janeiro na próxima quarta-feira. Não vou me esquecer nunca desta energia aqui, junto com os outros torcedores. Acho que é uma bela iniciativa essa de colocar as pessoas para verem juntas as partidas do Brasil na Copa. É muita, muita emoção”, comemorou.
Antes, no intervalo e depois do jogo, o palco do evento recebeu atrações culturais, como os grupos parafolcóricos Mistura Regional e Carimbolando, que cantou e dançou muito carimbó para a torcida, além de outros ritmos, como xote e reggae.
Segurança - Carregando uma grande bandeira do Brasil, o casal Jair Pinheiro e Rafaela Souza veio do bairro do Guamá, e assistiu ao jogo do Brasil, pela primeira vez, no evento “Belém na Copa”. “Nós não sabíamos que os jogos do Brasil estavam sendo transmitidos aqui na praça Batista Campos. No jogo passado, até fomos ao Portal da Amazônia, que era onde os jogos eram exibidos, antes, até que viemos parar aqui”, contou Jair, que leva a grande bandeira do Brasil, sempre junto, nas torcidas da Seleção.
“É uma bandeira toda original. Nós já estamos com ela há muitos anos. Acho que essa bandeira nos dá uma certa sorte”, acredita Jair.
“O que estamos gostando muito aqui na praça é que está muito seguro, e por todos os lados há policiais e isso nos dá segurança para assistir aos jogos mais tranquilamente”, elogiou Rafaela, exibindo, orgulhosa, as unhas cuidadosamente pintadas, celebrando a Seleção do Brasil.
Formas de assistir - As amigas Pâmela Carolina, que mora no bairro do Curuçambá, em Ananindeua, e Ana Paula Silva, do bairro do Marco, trabalham juntas em uma loja localizada na travessa Padre Eutíquio, mas estavam juntas assistindo ao jogo. “Viemos no jogo passado e foi muito bom, por isso, estamos de volta. Quando acabar o jogo, vamos voltar ao trabalho, mas sei que voltaremos felizes com a vitória do Brasil”, contou Pâmela.
As pessoas se arrumavam como podiam para ver o jogo. Um grupo de amigos chegou cedo e colocou cadeiras de praia grudadas no palco do evento, mas na hora do jogo já estava todo mundo de pé. Outros preferiam colocar cadeiras nas calçadas da praça Batista Campos e outros, ainda, levaram toalhas de pic nic e colocaram sobre o gramado da praça e estavam, ora sentados, ora deitadas. Mas a maioria assistiu ao jogo de pé, em frente ao telão e palco.
O evento “Belém na Copa”, na praça Batista Campos, estará de volta na próxima partida do Brasil na Copa do Mundo, prevista para sexta-feira, 6, às 15 horas, contra a Bélgica, que venceu partida contra o Japão. O jogo marca a partida das quartas de final, e se o Brasil sair vencedor, estará nas semifinais da Copa Mundial de Futebol da Rússia.
Por Dedé Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário