sexta-feira, 6 de julho de 2018

Banco de leite humano de Brazlândia duplica capacidade de atendimento

Banco de leite humano de Brazlândia duplica capacidade de atendimento

Espaço, que também dobrou de tamanho, foi inaugurado na manhã desta sexta (6). Local em que funcionava a unidade será transformado em brinquedoteca para crianças internadas

O novo Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Brazlândia, entregue na manhã desta sexta-feira (6), está com capacidade de atendimento mensal duplicada: passará de 200 para 400, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Brazlândia teve a capacidade de atendimento duplicada. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Brazlândia teve a capacidade de atendimento duplicada. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Além disso, a estrutura oferecerá o dobro de capacidade no processo de pasteurização — última etapa após a avaliação do leite e necessária para o armazenamento do líquido usado para alimentar bebês da região.
A produção atual, de cerca de 45 litros por mês, poderá subir para 100 litros mensais. Esse aumento depende do reforço de recursos humanos. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de entrega.
O espaço passa a ser modelo em infraestrutura, como ressaltou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. “Agora, o banco passa a ter a estrutura preconizada pelo Ministério da Saúde. Com isso, passamos a ter 90% da rede adequada”, disse.
A área que abrigava o banco de leite tem 60 metros quadrados, enquanto a unidade recém-construída soma 128 metros quadrados de área útil, onde serão feitos o atendimento, todo o processamento e a distribuição de leite humano.
"Agora, o banco passa a ter a estrutura preconizada pelo Ministério da Saúde. Com isso, passamos a ter 90% da rede adequada"Humberto Fonseca, secretário de Saúde
O novo banco saiu por cerca de R$ 530 mil. Os recursos são de emenda parlamentar.
No local antigo, funcionará um espaço dedicado à área de serviço social e uma brinquedoteca para uso das crianças internadas no hospital. A medida atende à exigência do Conselho de Fisioterapia, de acordo com a Secretaria de Saúde.
O banco de leite do Hospital Regional de Brazlândia existe há 30 anos e, desde então, segue os protocolos internacionais de segurança, segundo a coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.
“Os processos de trabalho sempre foram corretos, tanto é que ele é reconhecido como padrão ouro. Mas necessitávamos de uma nova área”, explicou.

Coleta nos bancos de leite do DF

De janeiro a março de 2018, houve 27.429 atendimentos individuais nos bancos de leite do Distrito Federal e 6.420 visitas domiciliares.
Nesse período, a coleta foi de cerca de 4 mil litros de leiteA necessidade mínima, segundo a pasta, é de 1,5 mil litros por mês.
Também até março, 1.240 mulheres doaram leite humano. Em todo o ano de 2017, foram 5.693 doadoras. No ano passado, os bancos do DF receberam 16.393,3 litros.

Como doar leite materno no Distrito Federal

Para informações sobre doação, é possível ligar no telefone 160, opção 4, ir a um dos bancos de leite do DF ou acessar o portal Amamenta Brasília na internet.
Nos três casos, a doadora recebe orientações sobre como retirar o leite da mama, como receber os materiais de coleta em casa e os dias em que os bombeiros recolhem na região.
A rede pública do DF conta com dez bancos de leite humanos, além de dois postos de coleta, em Samambaia e em São Sebastião.
Há ainda dois bancos públicos do governo federal — no Hospital das Forças Armadas (HFA) e no Hospital Universitário de Brasília (HUB)— e três unidades na rede privada.

EDIÇÃO: MARINA MERCANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário