segunda-feira, 9 de julho de 2018

Alunos da rede municipal aprendem História nas ruas do Rio

Alunos da rede municipal aprendem História nas ruas do Rio

09/07/2018 09:38:00

Que o Rio de Janeiro é uma cidade repleta de marcos históricos e turísticos não é novidade para ninguém. Quem vive no município nem sempre consegue, porém, enxergar o passado nas ruas da cidade. Com o objetivo de valorizar a cultura local e preservar o patrimônio imaterial do Rio de Janeiro o professor Roberto Antunes, coordenador de História da Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, decidiu levar os profissionais das escolas municipais e estudantes para as ruas.


Foi a partir de suas andanças por bairros como Méier, São Cristóvão, Centro e Copacabana, entre outros, que Roberto desenvolveu o projeto Encontros Cariocas, destinados a passeios culturais e históricos por todas as regiões da capital fluminense. Os circuitos são divididos em dois grupos: o do time de alfabetizadores das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o dos professores de toda a rede que queiram levar seus alunos aos tours urbanos. 

Roberto conta que a ideia surgiu em 2015, durante a comemoração dos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro. "Naquela época, nós desenvolvemos três circuitos: Herança Africana, na Praça Mauá; Rio da Belle Époque, nas regiões da Cinelândia; Glória e Santa Teresa; e Centro, no qual visitamos o Castelo e a Praça XV. Por conta do sucesso com os passeios, tentamos dar continuidade e mostrar outro lado e regiões que estão ‘escondidas' na cidade".

Os Encontros Cariocas são gratuitos e marcados, geralmente, para o período da manhã. A ideia é andar pelo bairro, em pontos específicos, enquanto o professor Roberto conta a história das ruas, praças, prédios, monumentos e o que surgir pela frente. As únicas exigências são: disposição, ânimo e uma garrafa d'água para se manter hidratado nas caminhadas.

"A gente tem um papo gostoso, conta algumas histórias que só quando você estuda mais a fundo realmente conhece. Nos bastidores dos lugares é possível ver isso de forma mais informal e simpática, é a história nos seus nos meandros. Ter esse conhecimento é importante para a vida e enriquece a bagagem cultural", aposta Roberto.

O último circuito aconteceu no último sábado (07/14), com o time de alfabetizadores da 5ª CRE. E vai "invadir" um dos bairros mais populares do Rio, Madureira. A terra de bambas do samba, do Mercadão de artigos para todos os gostos e necessidades; da Portela e do Império Serrano será revirada nos seus quatro cantos.

Para participar dos Encontros Cariocas e obter mais informações basta acessar a plataforma Rioeduca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário