terça-feira, 24 de julho de 2018

Agricultura e Pecuária

Agricultura e Pecuária
24/07/2018 10h48
PA Nova Amazônia: Agricultura Familiar garante emprego e renda a moradores da região

A agricultura familiar tem sido responsável por mais de 80% da produção mundial de alimentos e por mais de 90% das propriedades agrícolas.
Jornalista: Jéssica Costa

Colher os frutos da terra, resultado do amor e do empenho da própria família, é algo que tem sido constante na vida dos moradores da região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia. A agricultura familiar tem sido responsável por mais de 80% da produção mundial de alimentos e por mais de 90% das propriedades agrícolas.

Quem é macuxi sabe que a pimenta é um dos itens principais nas refeições. Seja no almoço ou jantar, é algo constante na vida dos boa-vistenses. E a família da Vanessa Silva, moradora da região, resolveu investir nisto. As pimentas têm garantido o sustento das seis pessoas da família e são comercializadas em feiras da capital e em casa mesmo. No último sábado, elas estiveram expostas para a venda na AgroFestBV, que reuniu mais de 1.200 pessoas celebrando a boa fase da agricultura em Boa Vista.

“A plantação das pimentas e da horta iniciou com meus pais. Ao longo dos anos, fomos participando mais do processo, como colheita e embalagem. A pimenta é algo que tem bastante saída pois faz parte do dia a dia e está nos principais pratos regionais. Somos muito gratos a Prefeitura de Boa Vista pelo apoio, pelo incentivo à produção e pela visibilidade que tem nos dado”, destacou Vanessa.


Na casa de Lurdeson Nascimento não é diferente. O sustento da família também é proveniente da plantação de pimenta de cheiro, maxixe, quiabo, macaxeira, rúcula, couve, pepino, cheiro verde e alface. “São mais de 12 anos plantando e hoje colhemos os resultados. A prefeitura foi essencial neste processo pois nos auxiliou com arador, canteiro e calcário. Hoje somos vistos e só temos a comemorar”, disse o agricultor.

A agricultura familiar apresenta importante função para garantir a segurança alimentar pois preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais. Atualmente, é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.


Agricultura Familiar – é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal – que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.

A agricultura familiar consiste em uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias e não agropecuárias de base familiar, desenvolvidas em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, gerenciadas por uma família com predominância de mão de obra familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário