segunda-feira, 18 de junho de 2018

PREFEITURA DO MATO GROSSO DO SUL PARTICIPA DA ENTREGA DA PRIMEIRA VERSÃO DO NOVO CURRÍCULO ESCOLAR DO ESTADO

PREFEITURA PARTICIPA DA ENTREGA DA PRIMEIRA VERSÃO DO NOVO CURRÍCULO ESCOLAR DO ESTADO

_DSC2425
Campo Grande, 18/06/2018 às 15:13
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nesta segunda-feira (18), da solenidade de entrega da primeira versão do novo currículo escolar de Mato Grosso do Sul, que tem como foco, a valorização das características regionais do Estado.
O evento contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, do governador Reinaldo Azambuja, da secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Mota e da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado.
O documento vem sendo discutido entre as duas secretarias de Educação desde o ano passado, quando foi montada uma equipe formada por técnicos do município e governo estadual. O estudo integrado possibilitou propostas em comum com o objetivo de beneficiar a comunidade escolar.
A Base Nacional Comum Curricular tem sido debatida por técnicos da Semed desde o primeiro semestre de 2017, através de encontros e seminários. A BNCC vem sendo desenvolvida desde 2015 por meio de um processo liderado pelo Ministério da Educação, que busca a participação da sociedade, alunos, professores e gestores._DSC2450
Este ano, a secretária Elza Fernandes já participou de diversos seminários e fóruns que abordaram a importância das parcerias na elaboração do documento apresentado hoje ao ministro.
Um dos mais importantes foi o seminário “Regime de Colaboração: fortalecendo as competências socioemocionais dos estudantes de MS”, que teve o objetivo de mobilizar os secretários municipais de Educação, responsáveis pela implantação da Base Nacional Comum Curricular nas coordenadorias regionais, quanto a importância de adotar um regime de colaboração para a implementação da Base.
Para a Secretária de Educação, Elza Fernandes a proposta do novo currículo é elevar o nível na qualidade da educação oferecida aos alunos.
“A elaboração desse currículo nós vamos visar a particularidade de cada região, principalmente do estado. O objetivo do currículo é garantir o ensino de qualidade a todos os alunos independente se é da rede pública ou particular”.
O Superintendente de Políticas Educacionais – SUPED, da Semed, Waldir Leonel, explica como será aplicada a regionalização.
“A base curricular terá também a regionalização e trabalhará dentro de um viés na cultura regional, onde serão aplicados assuntos como agroindústria, pecuária, paisagens e história regional”.
O Ministro de Estado da Educação, Rossiele Soares da Silva, que esteve presente no evento comentou sobre a Base Curricular.
“Nós estamos chegando ao primeiro passo importante que é agora a discussão da sociedade de Mato Grosso do Sul. Esse é o passo fundamental colocando o documento na rua para discussão com professores, escola, comunidade e sociedade. È um documento para o futuro. A base nacional é a parte comum, onde queremos chegar. Os técnicos, professores e escolas estão apresentando, sempre considerando as condições locais, ou seja, a característica de todo o MS”.
Implantação
A BNCC está prevista no Plano Nacional de Educação e irá definir o que de fato é importante no aprendizado dos alunos da Educação Básica. O documento será referência para os currículos de todas as redes públicas e particulares do país e  deverá ser homologado pelo Ministério da Educação e Cultura ainda este ano.
Caso isso ocorra, a BNCC será colocada em prática já em 2019, por isso regime de colaboração é fundamental neste processo, pois vai garantir que a implementação da BNCC ocorra de forma igualitária em todas as redes de ensino do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário