segunda-feira, 18 de junho de 2018

Prefeitura de Maceió - SEDET E PRT DISCUTEM ANDAMENTO DO PROJETO DE MORADIA DA ORLA LAGUNAR

Sedet e PRT discutem andamento do projeto de moradia da orla lagunar

O secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira apresentou à procuradora regional do Trabalho, Virgínia Ferreira, o andamento do projeto que pretende construir 1.776 casas para beneficiar famílias da orla lagunar de Maceió, especialmente as das comunidades Mundaú, Sururu do Capote, Torre e Muvuca. A reunião foi na última sexta-feira (15).
O local para construir as novas unidades habitacionais já foi escolhido e a Prefeitura aguarda apenas a cessão definitiva do terreno por parte da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que também esteve presente na reunião. O representante da SPU, Pedro Barros, explicou que “como a área é maior que 20 hectares, a autorização não pode ser dada por Alagoas, mas já está em vias de liberação pela SPU, em Brasília”.

site3
Foto: Ascom Sedet
A obra tem investimento de R$ 142 milhões oriundos do Programa Minha Casa Minha Vida e será um marco na revitalização da orla lagunar de Maceió, além de representar um ganho imensurável para a qualidade de vida da população que sobrevive da pesca de peixe e do sururu.
“Os pescadores e marisqueiras irão continuar vivendo nas proximidades da lagoa, de onde eles tiram o sustento, porém não haverá mais possibilidade de reocupação da área”, explicou o secretário Mac Lira. Segundo ele, a orla ficará aberta, sem qualquer edificação às margens da Lagoa Mundaú e a nova via será construída no limite permitido, impedindo a reocupação.
site
Gestor da Sedet, Mac Lira, e a Procuradora do Trabalho, Virgínia Ferreira. Foto: Ascom Sedet
A procuradora Virgínia Ferreira, que acompanha o projeto periodicamente, focada no combate ao trabalho infantil, disse que o município tem demonstrado interesse em resolver a situação da população que vive do sururu. “Nós sabemos que não é fácil, tem uma complexidade, mas ressaltamos a importância de que aquela comunidade tenha uma moradia digna e nós temos o papel de cobrar, mas também queremos colaborar com o que for necessário para melhorar a realidade daquela população”, enfatizou a procuradora.
O representante da ONG Manda Ver, Carlos Jorge da Silva Santos, participou da reunião e lembrou o quanto a comunidade anseia por uma moradia digna. “São seres humanos que não queriam estar num sofrimento daqueles. Então, o que chegar de melhoria para eles e pros seus filhos mudará a historia de vida das famílias e do bairro como um todo. A moradia traz respeito, valorização humana e o resgate do valor de cada morador”, disse Carlos Jorge.
Escola
Na reunião, a PRT também se comprometeu em fazer a intermediação entre o município e um ente privado para realizar a construção de mais uma escola no Benedito Bentes, com a finalidade de atender os moradores dos Conjuntos Cidade Sorriso e Jorge Quintella, este último que será entregue nos próximos dias.
“Iremos nos reunir novamente com a procuradora, para tratar desse assunto. Já temos projeto e levantamento de custos prontos e iremos viabilizar a construção dessa unidade para beneficiar a população do Jorge Quintella e Cidade Sorriso”, disse a diretora de Gestão Administrativa da Secretaria de Educação de Maceió, Luciana Morais.
Também participaram da reunião a secretária Municipal de Assistência Social, Celianey Rocha, e representantes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), da Ong Visão Mundial e da Cooperativa dos Catadores de Sururu.
Ascom Sedet

Nenhum comentário:

Postar um comentário