sexta-feira, 29 de junho de 2018

Porto Alegre escolhe sua primeira Corte da Diversidade

29/06/2018 10:34:48

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Escolha da corte fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Orgulho LGBT
Escolha da corte fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Orgulho LGBT
Foto: Maria Emilia Portella/ Divulgação PMPA
Sine da Prefeitura disponibilizou 130 vagas preferenciais
Sine da Prefeitura disponibilizou 130 vagas preferenciais
A primeira Corte Municipal da Diversidade de Porto Alegre foi escolhida na noite dessa quinta-feira, 28, no salão de eventos do Jockey Clube, em Porto Alegre. Plhavia Moraes, foi eleita Miss Diversidade; Sheila Prado, Miss Trans Diversidade; Lucas Costa, Mister Diversidade e Sara Nunes, Drag Queen Diversidade. Além da comissão julgadora, os candidatos receberam votos pela internet na página do evento. Os vencedores concorrem à etapa estadual que será realizada em setembro na cidade de Cruz Alta .
Promovido por Jeferson Souza,  com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Coordenadoria da Diversidade, da Diretoria dos Direitos Humanos, o evento teve a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Denise Russo entre os jurados. “A política de inclusão da gestão municipal mostra uma Porto Alegre mais humana, que valoriza e respeita a diversidade. Conversar com os candidatos criou uma aproximação maior com a comunidade LGBTQI+”, destacou a secretáriaO coordenador da Diversidade, da Diretoria dos Direitos Humanos da SMDSE, Daniel Boeira, reassaltou o significado do momento. “A primeira Corte Municipal da Diversidade dá legitimidade à comunidade LGBTQI+”, afirmou.
A escolha da corte fez parte da programação alusiva ao dia 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT. Pela manhã, o Sine da Prefeitura disponibilizou 130 vagas preferenciais. Aléxia Martins da Silva estava feliz com dupla comemoração: a primeira Carteira de Trabalho com retificação do nome civil e o encaminhamento para uma vaga de trabalho. “Eu esperei mais de 10 anos por isso. Ter o nome que escolhi, pela minha identificação de gênero, reconhecido é uma vitória. Já fiz a certidão, a carteira de Identidade e agora a Carteira de Trabalho. Uma grande conquista”, disse. 
Emoção - o momento de maior emoção da noite foi a homenagem à Veruska de Matos, a primeira artista travesti do Rio Grande do Sul. Símbolo de resistência e vitória para a causa LGBT, ela brilhou nos palcos das maiores casas noturnas de Porto Alegre deste a década de 1960 e sobreviveu sempre de sua arte. Aos 73 anos, agradeceu a equipe médica do Posto Navegantes que cuida de sua saúde atualmente. 
Redenção - a agenda alusiva a data, se estende até este domingo, 1º. No sábado, 30, o campo do Parque Farroupilha (Redenção), será palco de um jogo de futebol entre duas equipes formadas por gays: Pampacats x Magia Futebol Clube, das 15h às 16h. A prefeitura é parceira desta promoção da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e  dos Movimentos Sociais.
Domingo, 1º - Parada de Luta LGBTQI+, também no Parque Farroupilha (Redenção), a partir das 11h, com os Movimentos Sociais, Poder Público e Iniciativa Privada. A Coordenadoria da Diversidade Sexual estará presente com informativos, distribuição de preservativos, e em  parceria com o Sindiregis, informações sobre retificação do Registro Civil de travestis e transexuais. O evento contará com a apresentação de Roberto do Desobedeça, Glória Cristal e a artista Drag Queen, Silvetty Montila. 
Todos os eventos terão posto de coleta para a Campanha do Agasalho 2018.


/diversidade
Texto de: Maria Emilia Portella
Edição de: Denise Righi

Nenhum comentário:

Postar um comentário