sábado, 30 de junho de 2018

OPERAÇÃO INVERNO 2018 | Corpo de Bombeiros intensifica ações para minimizar efeitos negativos do período chuvoso

OPERAÇÃO INVERNO 2018 | Corpo de Bombeiros intensifica ações para minimizar efeitos negativos do período chuvoso

HELDELIANO ARRAIS Fotos: ASCOM/CBMRR
Além de assistência nas situações de desalojados ou desabrigados, estão sendo realizadas baldeações em regiões alagadas e remoções de animais nas propriedades que ficaram ilhadas
O Governo do Estado, por meio do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e da COMPDC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), vem atuando com ações efetivas e pontuais desde o início de junho, quando o índice pluviométrico se intensificou em Roraima. Devido à elevação do nível dos rios que compõem a Bacia do Rio Branco e a ocorrência de inundações e alagamentos sazonais, a CEPDC mobilizou todo o efetivo de bombeiros em situações de alerta para atuação emergencial na capital e no interior.
Com a implantação da Operação Inverno 2018, que foi lançada no último dia 26, todos os esforços estão sendo adotados diariamente para que a Defesa Civil Estadual, em parceria com as COMPDC (Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil), mantenha ações conjuntas e efetivas de prevenção e mitigação durante todo o período chuvoso.
O balanço parcial das ações da Operação Inverno 2018, que são atualizadas após o retorno das equipes de campo, contabiliza até o final da manhã deste sábado, 30, 12 missões em curso com o pronto atendimento e verificação in loco em seis municípios, além da atuação emergencial em Boa Vista.
FRENTES DE AÇÕES
No município de Caroebe, região da Vicinal 28, uma guarnição de bombeiros auxilia na baldeação de moradores daquela localidade, para não perderem o escoamento da produção. Na região do Cujubim, em Caracaraí, ocorre o apoio na travessia do rio e em pontos alagados, que dificultam o acesso dos moradores. A mesma situação é atendida no município de Amajari, na região do igarapé Aramaxim.
Os bombeiros também estão realizando trabalhos de verificação de vulnerabilidades na rodovia federal 432, no município de Cantá, em áreas da Vila Vintém, Vila Central e vicinal Rio Branco; além de vistorias na Vicinal 4, região do Roxinho e de Tamandaré, em Mucajaí.
Na zona rural de Boa Vista, os militares prestam apoio de travessia na balsa do Passarão. Já em Alto Alegre, está havendo revezamento de equipes no trabalho de remoção de gado ilhado em algumas propriedades. Em Caracaraí, está sendo feito resgate de animais em sítios localizados na margem esquerda do Rio Branco.
Segundo o comandante-geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, a instituição tem intensificado os trabalhos com alerta de atuação para todos os militares. “Frente ao lançamento da Operação Inverno 2018, todos os recursos, humanos e materiais, estão sendo empregados para minimizar os efeitos negativos das chuvas. Estamos com o empenho de 100% das viaturas locadas, bem como do efetivo, operacional e administrativo, voltados para o atual cenário emergencial do período chuvoso”, enfatizou.
O CBMRR alerta a população para que, em casos emergenciais, as solicitações devem ser comunicadas imediatamente por meio do telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário