Na Rota da Rima: Biblioteca Municipal recebe performance sobre negritude
Publicada em 29/06/2018, às 12h39
Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
Fernando Gomes/Divulgação
Proposta de Nelson Maca na performance é explorar temas, formatos e ritmos da diáspora africana
As questões relacionadas à negritude como foco da ação literária. Essa é a proposta da performance "Na Rota da Rima", do poeta baiano Nelson Maca, que acontece nesta terça-feira (3), a partir das 15 horas, na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico.
A proposta do autor é explorar temas, formatos e ritmos da diáspora africana. Para isso, a apresentação dialoga com elementos da música, do teatro, das artes plásticas e da indumentária negra.
Objetiva e simbólica, a apresentação explora narrativas históricas, relatos e figurações do candomblé, a exemplo da simbologia dos Orixás, além de abordar a luta contra o racismo, levantando questões políticas e raciais.
Além da poesia, a performance dialoga com a música e diferentes linguagens faladas, como o rap, o soul, o funk carioca, o dub poetry e o slam poetry, bem como o poema batuque e sempre centrada no eixo da negritude.
Circuito
"Na Rota da Rima" integra o Circuito de Oralidades, do projeto Arte da Palavra, realizado pelo Centro Cultural Sesc Glória. A performance foi preparada originalmente para o projeto e percorrerá sete estados do Brasil.
Sobre Nelson Maca
Poeta, militante do movimento negro e professor de Literatura Brasileira da Universidade Católica de Salvador. Fundou o Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que articula o Sarau Bem Black, o Slam Lonan, o Encontro de Literatura Divergente e a Balada Literária da Bahia.
Participou de várias coletâneas de poesia e lançou o livro de poemas "Gramática da Ira". Estreou a performance "CandomBlackesia: Axé e Poesia na Batida" no XX PERCPAN. Lançará, em julho de 2018, o livro de contos “Relatos da Guerra Preta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário