segunda-feira, 18 de junho de 2018

Emater discute serviços de assistência técnica para famílias de 40 municípios

Emater discute serviços de assistência técnica para famílias de 40 municípios

17/06/2018 09:55h
As ações referentes à operacionalização do Projeto Piloto integrantes do novo Pacto Nacional de Ater foram alvo das discutições entre a Emater e seus parceiros. O projeto tem como objetivo de fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no atendendo mil famílias beneficiárias em 40 municípios e ainda a execução do programa Ater Mais Gestão.
A reunião foi motivada pela apresentação de novidades ao coletivo no processo de execução do plano de trabalho do Projeto Piloto apresentadas em uma reunião em Brasília, marcada pela busca da dinamização do setor e mais elementos para concretizar o fortalecimento e qualificação aos serviços de Ater no estado.
Entre outros pontos discutidos na reunião, que contou com a presença do presidente da Emater, Daniel Lopes, foram apresentadas questões sobre ajustes às etapas do Plano de Trabalho do Projeto e adequações no Sistema de Gestão de Ater (SGA), instrumentos com os quais os responsáveis atualizam dados sobre metas, recursos, metodologias e resultados. O projeto beneficia diretamente, não só atendimento às famílias beneficiárias, como também atende a formação de extensionistas rurais.
O gerenciamento técnico é feito por técnicos da Coordenadoria Técnica (Cotec), da Coordenadoria de Operações (Coper), e nos municípios, pelos chefes de escritórios locais. Além da articulação nacional, que é feita pelo Coordenador Técnico, Celso Puget.
Foram abordadas ainda na reunião, as questões sobre indicadores de resultados e eixos temáticos (ambiental, social, econômico e de inovação), cronogramas de atividades e de desembolso e outros instrumentos de execução de parceria.
O projeto proporcionará elevação da qualidade de vida das famílias, especialmente através do acesso em programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Além do Projeto Piloto há ainda com a Anater, a execução do “Ater Mais Gestão”. “Ele é um programa que a Emater aderiu para apoiar a eficiência dos empreendimentos rurais em seis áreas de gestão: organizacional, finanças e custos, processos produtivos e agroindustriais, comercialização e marketing, gestão de pessoas e de ambiente, por meio de qualificação da gestão, organização e planejamento”, explicou o articulador do Projeto Anater em Brasília, Celso Puget.
Ele informou que nesse Plano de Trabalho há parceria técnica da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento (Sead) e da instituição alemã, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), visando potencializar a superação de problemas organizacionais e gerenciais nos empreendimentos rurais coletivos.
Por Edna Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário