sexta-feira, 29 de junho de 2018

Delegacias recebem armas pelo reconhecimento ao desempenho na operação Anjos da Lei 

Publicação: 
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 29.06.2018: A Polícia Civil (PC) recebeu, nesta sexta-feira (29), a doação de 220 pistolas, modelo Glock G22, calibre .40, adquiridas e repassadas ao Estado pelo Instituto Cultural Floresta. Também foram premiadas delegacias que s
Para o governador, a Operação Anjos da Lei é uma grande exemplo de uma política integrada, de convivência e participação - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Três delegacias da Polícia Civil (PC) foram premiadas, nesta sexta-feira (29), em reconhecimento ao trabalho durante a Operação Anjos da Lei, nos dias 13 e 14 deste mês, que combate o tráfico e o consumo de drogas no entorno de escolas. Cada delegacia recebeu uma arma, uma submetralhadora e duas carabinas adquiridas com recursos do Estado no valor total de R$ 21 mil. A entrega das armas foi em solenidade no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
A operação denominada Anjos da Lei teve início em 2011 no Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da PC do Rio Grande do Sul. A partir de 2016, a operação passou a ser desenvolvida por todos os departamentos da instituição.Em junho deste ano, de forma inédita foi deflagrada a operação simultânea e sincronizada entre as Polícias Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para evitar que o malefício das drogas chegue ao ambiente escolar.
O reconhecimento dado nesta sexta (29) à 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) e ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), à 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) e à 29ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPI) é pelo destaque que tiveram durante a operação no estado.
Para o governador, a Operação Anjos da Lei é um grande exemplo de política integrada, de convivência e participação. “Essa premiação é, acima de tudo, pelo trabalho dos policiais. Precisamos avançar na inteligência e na qualidade do serviço prestado pensando na construção do bem e de novos dias para a comunidade”, destacou Sartori.
Schirmer reconheceu o trabalho da Polícia Civil e frisou que eles “levaram à frente uma política de estado”, pensando em prol da população. “O consumo de drogas cresce, sobretudo, entre crianças e adolescentes. Precisamos combater isso. O que estamos fazendo hoje é o reconhecimento, que se materializa na entrega desses instrumentos de trabalho”, ressaltou o secretário.
Operação na Região Sul
A Operação Anjos da Lei é uma das ações prioritárias dentro da Segurança Pública gaúcha, pois é no ambiente escolar que se encontram os jovens e crianças que são os alvos mais vulneráveis para a atuação e influência do tráfico de drogas, no consumo ou em atividade do tráfico.
A primeira megaoperação em âmbito nacional contra o tráfico nas imediações de escolas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná resultou em 310 escolas protegidas e atendidas, 314 presos por tráfico nas imediações das escolas, apreensão de 109 armas de fogo e 319,5 kg de drogas (297kg maconha, 11,3,kg cocaína e 11,2k kg crack), além do cumprimento de 616 ordens judiciais.
“Essa é uma forma de agradecimento da instituição pelo empenho e dedicação que cada delegacia e seu grupo de policiais têm feito pela sociedade gaúcha e pelas crianças. Acreditamos que este é um projeto que vai ter amplitude cada vez maior, em âmbito nacional, por não se tratar apenas de um projeto de repressão, mas também preventivo”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt.
Delegacias, prêmio e resultado
1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) / Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc)
Delegado responsável: Guilherme Calderipe Costa
Prêmio: Submetralhadora Taurus SMT, calibre .40
Resultado: 20 presos; 1 arma apreendida; 2,4g de maconha; 87,5g de cocaína; 3,79g de ecstasy.

1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM)
Delegado responsável: Carlos Henrique Braga Wendt
Prêmio: Carabina Imbel, calibre 5.56
Resultado: 17 presos; 6 armas apreendidas; 3kg de maconha; 146g de cocaína; 25g de crack

29ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPI)
Delegado responsável: Vladmir Peukert Urach
Prêmio: Carabina Imbel, calibre 5.56
Resultado: 8 presos, 1 arma apreendida, 179,5g de maconha e 5g de crack
Texto: Cassiane Osório, com informações da SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário