Cultura popular em destaque no Arraial de Todos os Santos
18/06/2018 17:17h
O tradicional concurso de Quadrilhas do Arraial de Todos os Santos, da Fundação Cultural do Pará (FCP), começa nesta quarta-feira, 20, a partir das 18h, no Centur.
São mais de 70 quadrilhas juninas, entre adultas e mirins. A programação vai até o dia 08 de julho, sempre a partir das 19h nos dias de semana e 18h nos feriados.
Na Praça do Povo, o foco será o XV Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas. Já na Praça do Artista serão as apresentações parafolclóricas de Pássaros Juninos, grupos de bois bumbas, carimbó, entre outros, além da praça de alimentação.
Grupos de todo o estado vem para Belém participar do concurso, como conta a responsável pelo evento, Elene Pinheiro, técnica em gestão cultural da FCP. “Ao todo, foram 124 quadrilhas, entre mirins e adultas inscritas no concurso deste ano. Estamos no processo de finalização dos detalhes”, ressalta.
Elene Pinheiro explica que cada uma das quadrilhas irá se apresentar apenas uma vez durante os 18 dias de evento. “No penúltimo dia acontecerá a apuração dos jurados. O resultado sairá no dia seguinte”, explicou.
A técnica da FCP ainda afirma que o fato de todas as quadrilhas poderem se apresentar é muito importante para valorizar a cultura paraense. “Têm quadrilhas que vem buscando chegar ao top 10, mas também têm quadrilhas com o objetivo principal apenas de mostrar seu trabalho e ter reconhecimento”, comemora.
Reconhecimento - Do município de Primavera, no nordeste paraense, a quadrilha Explosão de Primavera faz questão de se apresentar no concurso da FCP. “O único concurso que não queremos perder é o do Centur. Porque é a única oportunidade do povo de Belém ver nossa apresentação”, disse Selton Luiz, um dos fundadores do grupo.
Outra quadrilha que vai se apresentar no certame é a Rosa Vermelha, quadrilha belenense do bairro da Terra Firme. “A gente não tem só uma ambição. Temos a missão de passar alegria, mas também vamos para ganhar”, diz Jorge Luiz, responsável pelo grupo.
Ele explica que o Arraial de Todos os Santos é referência para os grupos do estado. “O Centur é o local ideal pela localidade e visibilidade, além disso a data favorece muito, pois podemos dar os retoques necessários às roupas até o dia da apresentação”, pontua.
Mais que isso, Jorge comenta que por conta das dificuldades do grupo, a sede da FCP acaba se tornando o local ideal para a própria comunidade assistir a apresentação. “Não temos lugar fixo para ensaio, então a comunidade só tem acesso ao nosso trabalho no Centur”, pontua.
Serviço:
Concurso de Quadrilhas do Arraial de Todos os Santos
Período: 20 de junho a 08 de julho de 2018.
Horário: 19h
Local: Praça do Povo do Centur – Avenida Gentil Bittencourt, 650, Bairro Batista Campos
Entrada Franca
* Colaboração: Agilson Lobat
Por Andreza Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário