sábado, 30 de junho de 2018

CULTURA POPULAR | Cortejo e queima de fogos abrem 27º Arraial do Anauá


CULTURA POPULAR | Cortejo e queima de fogos abrem 27º Arraial do Anauá

NEUZELIR MOREIRA Foto: Fernando Oliveira
Uma média de 10 mil pessoas passou pelo parque para prestigiar o primeiro dia de festa
Ao som do triângulo, bumbo e sanfona, um cortejo percorreu todos os espaços do 27º Arraial do Anauá ‘Com Antônio, João e Pedro vamos Festejar’, nesta sexta-feira, dia 29. A caminhada tinha um destino: o píer do Lago dos Americanos, onde ocorreu a queima de fogos que marcou a abertura oficial da festa que vai até o dia 7 de julho, com muita dança, arrasta pé, apresentação de quadrilhas juninas e comidas típicas.
“Este ano o Arraial do Anauá traz as tradicionalidades das festas juninas, que tiveram origens nas comemorações das igrejas católicas. Preparamos um lindo evento familiar, pronto para receber a população, como muita segurança, uma área de alimentação diversificada e principalmente com as lindas apresentações dos grupos folclóricos e quadrilhas juninas, que a cada ano se aperfeiçoam mais e fazem um show à parte”, destacou a governadora Suely Campos.
Segundo a Polícia Militar 10 mil pessoas passaram pelo Parque para prestigiar o primeiro dia de festa que trouxe como atração uma das bandas de música mais tradicional do Estado, a banda ‘Paçoquinha de Normandia’.
Conforme Suely a cada ano o evento busca valorizar mais a cultura local. “Roraima tem uma cultura rica, com artistas excelentes que devemos sempre prestigiar e valorizar. A programação deste ano foi toda dedicada aos artistas locais”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – A segunda noite do 27º Arraial do Anauá ‘Com Antônio, João e Pedro vamos festejar’ inicia com a Tenda Literária, às 17 horas, com atividades recreativas, leitura, pintura, apresentação de palhaços e sorteio literário.
Na Galeria de Artes, das 18h às 22 horas o público pode prestigiar a exposição que conta a história do Arraial do Anauá. No Anfiteatro, a partir das 19h, inicia o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, com apresentação das quadrilhas Coração do Sertão (19h), Estrela Junina (19h50) e Agitação Caipira (20h40).
No palco alternativo, das 20h às 22 horas, apresentação do Grupo Trio Novo Horizonte. Das 22h à meia noite, a programação é voltada para o Forródromo, com apresentação de Wanderson Martinelli e Banda e, em seguida, Pipoquinha de Normandia.
Esquema reforça a segurança no Parque Anauá
Um esquema envolvendo bombeiros militares, agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), policiais civis e militares garante a segurança nas nove noites do Arraial do Anauá.
O comandante de Policiamento da Capital, coronel Elias Santana, explicou que serão empregados por dia, mais de 100 policiais militares. “Todas as áreas do Parque contarão com policiamento a pé, a cavalo, em motocicletas e policiais à paisana Além do policiamento ostensivo realizados pelo 1° e 2 batalhão”, assegurou.
No planejamento, as equipes da Cavalaria e motocicletas são responsáveis por cobrir toda a área externa e as mais afastadas dentro do Parque, além dos estacionamentos.
Um Posto de Comando foi montado dentro do Parque Anauá,  próximo à sede administrativa e banheiros, logo atrás do forródromo.  “Qualquer denúncia ou reclamação, o cidadão pode se dirigir ao Posto de Comando, onde haverá agentes devidamente preparados para atender qualquer tipo de ocorrência”, garantiu Santana.
TRÂNSITO – Por noite, 20 agentes de trânsito do Detran-RR vão estar distribuídos em viaturas e motocicletas, para atuarem tanto na parte externa como na parte interna do Parque, proporcionando segurança aos pedestres e motoristas.
Em frente à entrada principal do evento, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, os agentes estarão resguardando a passagem dos pedestres. Já os motoristas, serão orientados para os estacionamentos, que terão duas entradas – uma ao lado do portão principal e outro ao lado da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).
Segundo o chefe da Fiscalização de Trânsito, Vilmar Florêncio, não será permitido que os motoristas trafeguem ao redor do lago dos Americanos. “Quem entrar com veículo pelo portão ao lado da CIPA vai sair pelo portão do bairro dos Estados. No estacionamento principal sairá pelo mesmo portão”, detalhou.
Florêncio explicou ainda que dentro do Parque Anauá as equipes vão atuar na proibição de veículos em cima de calçadas, principalmente para os ambulantes que estarão trabalhando no evento. “Terá horário de embarque e desembarque de mercadorias e outros produtos”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário