sexta-feira, 29 de junho de 2018

COORDENADOR DA LEI SECA VENCE PRÊMIO CIDADÃO LAÇO AMARELO

COORDENADOR DA LEI SECA VENCE PRÊMIO CIDADÃO LAÇO AMARELO

 29/06/2018 - 08:32h - Atualizado em 29/06/2018 - 08:32h
 » Bete Nogueira
Rio de Janeiro foi o primeiro estado a implantar a Lei Seca, em março de 2009

O tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Lei Seca, venceu o prêmio Cidadão Laço Amarelo, organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e pelo Movimento Maio Amarelo, ação de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O representante do Rio de Janeiro é conhecido nacionalmente por seu trabalho à frente das operações, que são consideradas exemplares para outros estados e já inspirou até operações internacionais.

A votação foi realizada pelo site do Maio Amarelo, que anunciou o candidato mais votado na tarde de quinta-feira, em Brasília, onde o tenente-coronel recebeu um troféu e agradeceu o comprometimento da sua equipe para se chegar a um trabalho de sucesso.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a implantar a Lei Seca, em março de 2009. Desde o início, o índice de mortos em decorrência de acidentes de trânsito (taxa por 100 mil habitantes) caiu 28% e o de feridos, 36%. Reconhecida pelo povo fluminense como uma ação eficiente e realizada de forma cidadã, durante a Copa do Mundo, a Lei Seca está fazendo operações após os jogos do Brasil, para evitar que a mistura direção e álcool não atrapalhe a festa dos fluminenses.

Além dos agentes das blitzes, o tenente-coronel Marco coordena uma equipe de agentes educativos que perderam parte de sua mobilidade ao sofrerem acidentes de trânsito que envolvia motoristas alcoolizados. Além da abordagem diferente para falar do risco de se misturar direção e álcool, ele dá oportunidade de trabalho para as vítimas de acidente (muitos deles jovens), que com a missão da Lei Seca, também recuperaram a autoestima.

O Maio Amarelo é uma ação internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A intenção do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário