quinta-feira, 3 de maio de 2018

Segunda edição do Memórias de Leitura apresenta depoimentos marcantes

Segunda edição do Memórias de Leitura apresenta depoimentos marcantes

Ruy Espinheira Filho, Maíra Azevedo (Tia Má), Maria Valéria Rezende, Minna Salami, Paulina Chiziane e Julia Tolezano são algumas das personalidades que participaram da segunda edição do projeto Memórias de Leituras. Estes e outros depoimentos estarão disponíveis, a partir desta quarta-feira (3), nas redes sociais e no site da Fundação Pedro Calmon (FPC), e serão exibidos na programação da TVE (Canal 10.1).

Idealizado pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), unidade coordenada pela Fundação Pedro Calmon/ Secult, o projeto apresenta depoimentos de diferentes personagens, como estudantes, professores, jornalistas e escritores - que retrataram suas primeiras memórias de leitura e como essa prática impactou nas suas vidas. “A leitura é a coisa mais importante para uma pessoa, pois a deixa mais sensível, mais culta, mais enriquecida. Ler e escrever são a minha vida”, relata o premiado escritor Ruy Espinheira que durante a gravação fez questão de explanar isso.

Para a jornalista e influenciadora digital, Maíra Azevedo, é uma honra servir de inspiração para as pessoas e projetos que incentivam a leitura. “É a partir da leitura que você adquire conhecimento, amplia o vocabulário, além de provocar a curiosidade das pessoas que querem saber o que você ler. Sinto-me honrada de ter participado, principalmente, se conseguir atingir o objetivo”, ressalta Maíra, mais conhecida Tia Má.

A jornalista destaca que a leitura é a responsável pela escolha da sua profissão. “A leitura tem relação direta com a minha infância, porque estava sempre nas Bibliotecas e aproveitava o momento para ler e escrever e, isso impactou na escolha da profissão que escolhi que foi a de jornalista”, conta Maíra.

Este é o segundo ano do projeto Memórias de Leitura e 16 vídeos compuseram a primeira edição, lançada em abril de 2017. Nesta segunda, serão veiculados 40 produtos, porém, apenas 20 serão publicados agora e o restante será apresentado em Outubro. Atualmente, a TVE está reexibindo o episódio da primeira edição e a partir do dia 03, também veicularão todos os 20 primeiros da segunda. Quem tiver interesse em conhecer todos os programas, poderá conferir no canal da Fundação Pedro Calmon.

Diretoria


Vinculada à Fundação Pedro Calmon/Secult, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).


Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário