Empreendimento
Emater incentiva turismo rural em Bragança
04/05/2018 13:20h
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Bragança, no nordeste do estado, está ajudando agricultores familiares a estruturar suas propriedades para receber turistas.
A iniciativa faz parte do Projeto Piloto, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), do qual a Emater é executora na comunidade Camutá, com atendimento a 25 famílias específicas, já cadastradas e diagnosticadas socieconomicamente.
Nesta terça-feira (8), o Projeto será apresentado com oficialidade em uma reunião, na própria Comunidade, à Prefeitura, outras entidades governamentais parceiras, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e organizações sociais.
O plano geral é melhorar dois balneários que já funcionam como locais de entretenimento comercial, Dos Reis e Do Santinho, explorando os aspectos de inserção na vivência do cotidiano amazônico e do destaque da paisagem, bem como introduzir o fornecimento de alimentos e serviços que reflitam as cadeias produtivas reais da comunidade, como o plantio e beneficiamento da mandioca, a fruticultura e a horticultura.
Pretende-se, ainda, inaugurar pelo menos outros dois balneários, com geração de trabalho e renda e valorização das tradições e recursos naturais.
Pretende-se, ainda, inaugurar pelo menos outros dois balneários, com geração de trabalho e renda e valorização das tradições e recursos naturais.
No tocante aos igarapés como um todo, há o objetivo de recuperação das matas ciliares.
De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Bragança, o engenheiro agrônomo Francisco Queiroga, “para fins de segurança alimentar e, além, de comercialização do excedente, vamos diversificar com melipolinicultura e com o enriquecimento no consórcio de frutíferas nos pomares que já existem”, resume.
Por Aline Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário