Tema da Agrotins 2018 é “O Futuro na Agroindústria Sustentável”
17/04/2018 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins
Para mostrar o potencial para o desenvolvimento da agroindústria no Tocantins, destacando a necessidade de impulsionar o desenvolvimento do setor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), lançou a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) com o tema O Futuro na Agroindústria Sustentável. A Agrotins 2018 será realizada no período de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
“No Tocantins, cerca de 70% dos produtores rurais têm renda proveniente da agricultura familiar e a maior parte dos alimentos que compõem a mesa do tocantinense são oriundos da produção familiar. O crescimento da produção de alimentos no mercado interno é um potencial para a abertura de novas agroindústrias e manutenção das existentes no Estado”, diz o gerente de Fomento da Agroindústria da Seagro, Telmo Gosch.
O gerente da Seagro confirma a tendência de crescimento da agroindústria no Tocantins e ressalta que a prova disso é o aumento de procura, por parte de pequenos empresários e investidores, por orientações relativas a projetos técnicos, principalmente na área de abate de bovinos, frangos, na implantação de agroindústria láctea, casa de farinha, frutas e derivados.
Segundo Telmo Gosh, na Agrotins 2018, as instituições parceiras apresentarão diversos exemplos, bem sucedidos, de agroindústrias instaladas no Tocantins, além de uma programação como palestras e treinamentos para qualificar a mão de obra do produtor para que processem o que produzem, gerando emprego melhorando a renda familiar.
Para o gerente, o processamento dos produtos oriundos da agropecuária promove geração de emprego e renda, bem como a fixação do homem no meio rural.
Fomento à agroindústria
“O Governo do Tocantins tem se esforçado para o desenvolvimento de agroindústrias de pequeno porte e familiar no Estado, com a implantação de ações como SIM [Serviço de Inspeção Municipal], visando regularizar o setor. Atualmente, 101 municípios possuem lei, decreto e serviço implantado”, afirma o gerente.
Telmo Gosch lembra ainda que os programas governamentais, Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), abrem, nos 139 municípios do Tocantins, a possibilidade dos pequenos produtores, registrados no Serviço de Inspeção, comercializarem seus produtos.
Dados
Atualmente, existem 751 agroindústrias no Tocantins, sendo 593 com algum tipo de registro e 158 agroindústrias sem registro. Sendo as de maior número: 132 armazéns (armazenamento de grãos), 70 de sementes e mudas, 49 abatedouros e frigoríficos de aves e coelhos, 35 unidades de beneficiamento de carnes, 35 abatedouros frigoríficos, 33 fábricas de gelo e água mineral, 28 de leite e derivados, 18 de calcário, 10 abatedouros frigoríficos de pescado e 10 entrepostos de produtos da apicultura.
A Agrotins acontece anualmente no Centro Agrotecnológico, ocupando 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário