domingo, 8 de abril de 2018

SEMEC - NOVAS DISCIPLINAS

SEMEC - NOVAS DISCIPLINAS

Professores planejam as aulas de xadrez, protagonismo juvenil, teatro e desenho

A reunião dos educadores acontece no Centro de Formação Odilon Nunes
06/04/2018 - 11h06 Imprimir Envie por e-mail
Professores planejam as aulas de xadrez, protagonismo juvenil, teatro e desenho
Créditos: Ascom
Para planejarem a melhor forma de trabalhar com os estudantes as novas disciplinas implementadas este ano, os professores das escolas da Prefeitura que funcionam em jornada de tempo integral estão participando da segunda formação do ano, no Centro de Formação Odilon Nunes. Em três dias de oficinas, já se reuniram os professores de teatro, desenho, xadrez e protagonismo juvenil. Hoje (6), acontece a capacitação de dança e iniciação musical, as 13h30.

O xadrez já vem fazendo sucesso entre os alunos desde o ano passado, ajudando na concentração e raciocínio lógico. Durante as oficinas, os professores organizaram, inclusive, um campeonato entre os estudantes, motivando a prática como aliada da educação. Já o protagonismo juvenil é uma das novidades de 2018. A disciplina busca fortalecer a autoestima dos jovens e prepará-los para construírem projetos de vida com base no respeito, compreensão e visão de mundo.

As aulas de protagonismo juvenil são parte do processo de mudanças trazidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para uma formação cidadão mais humana, onde as competências socioemocionais passam a ser tão importantes quando as habilidades de leitura ou conhecimentos de ciências. Nesse sentido, os professores estão sendo capacitados para desenvolverem atividades que despertem essas competências nos alunos e estejam articuladas com os conteúdos de sala de aula.

“Conversar com o aluno sobre sua realidade em casa ou provocar a turma a discutir preconceito e bullying são algumas práticas pedagógicas que fazem parte do nosso trabalho nessas escolas”, explica a professora formadora, Leidinalva Evangelista. Segundo ela, a disciplina vem mudando a forma dos alunos se perceberem e perceberem o outro. “Eles passaram a se perceberem enquanto sujeitos de direitos e deveres, isso reflete na postura em sala de aula e na convivência com as pessoas”, diz a professora.

Durante as formações, os educadores trocam experiências, comentam suas percepções e planejam juntos as atividades seguintes. As formações contemplam aulas teóricas e práticas, onde os professores dialogam sobre a melhor forma de levarem os conteúdos diferentes para a sala de aula.




Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário