sexta-feira, 6 de abril de 2018

Projeto Acolher gera vínculos entre gestantes e a Maternidade Evangelina Rosa

Projeto Acolher gera vínculos entre gestantes e a Maternidade Evangelina Rosa

As ações acontecem semanalmente, sempre às sextas-feiras.

Elis Pegado
Momento de roda de conversa (Elis Pegado)
Familiarizar a gestante e acompanhante ao ambiente hospitalar da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) antes do nascimento do bebê, diminuindo a ansiedade que antecede esse momento, é um dos objetivos do projeto Acolher, que gera vínculos entra a MDER e a gestante. O projeto é oferecido pela equipe do Serviço Social da maternidade e tem como objetivo realizar rodas de conversas sobre diferentes temas relacionados à gestação além de promover atividades lúdicas, como visita nos espaços da unidade de saúde, para que as pacientes e acompanhantes se sintam seguras em relação aos espaços. Também fornece informações sobre direitos e deveres das mães e seus bebês.
As ações acontecem semanalmente, sempre às sextas-feiras, em grupo de cinco gestantes e seus acompanhantes. Durante o encontro, pacientes e acompanhantes visitam os espaços da unidade usando coletes específicos de identificação.
Segundo Salvina Jacqueline Ferreira da Silva, assistente social da Evangelina Rosa, o projeto é uma forma de empoderar as gestantes a respeito de seus direitos, deveres e conhecimento dos serviços disponíveis na MDER. “Uma vez por semana, as gestantes de alto risco atendidas no Instituto de Perinatologia Social da maternidade visitam os espaços e participam de roda de conversa. Assim viabilizamos a garantia do direito, mediante o acolhimento pela equipe de assistência, bem como o conhecimento da ambiência e dinâmica da maternidade”, explica.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa é referência no atendimento à mulher, em função dos serviços que oferece nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica de Alto Risco, Curetagem, Clínica Parto Normal, Clínica Médica, Ucin, UTI Neonatal, UTI Materna, Clínica Mãe Canguru, com Pronto Atendimento às gestantes.
Autoria: Elis Pegado
Tags: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário