terça-feira, 3 de abril de 2018

Ideflor-bio

Ideflor-bio

 

Técnicos participam de capacitação sobre agricultura familiar

03/04/2018 16:45h
Representantes da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) e da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) participam, de terça a sexta-feira (3 a 06 de abril), do curso “Capacitação da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) sobre a metodologia Ater Mais Gestão”. O curso busca desenvolver metodologias para o aprimoramento do trabalho das instituições que prestam assessoria a agricultores familiares na região amazônica.
Para Laura Dias, engenheira agrônoma do Ideflor-bio, o curso é uma ótima oportunidade para a obtenção de conhecimentos de ponta com relação à assistência técnica oferecida ao agricultor rural. “Um de nossos projetos no Ideflor-bio, o AgroVárzea, trabalha diretamente com o atendimento e assessoramento de agricultores familiares das comunidades que vivem nas Unidades de Conservação de Belém e arredores. Com o que aprenderemos aqui no curso, poderemos auxiliar na implantação de novas técnicas de gestão nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas”, ressalta a engenheira.
A capacitação conta com aulas teóricas e práticas que buscam desenvolver nos participantes competências para a gestão de empreendimentos coletivos entre os agricultores familiares, como cooperativas e associações. Dentre os diversos assuntos tratados no curso estão o desenvolvimento organizacional participativo, a gestão e criação de modelos de negócios e o aprimoramento de competências econômicas para o fortalecimento dos empreendedores rurais.
Trabalho coletivo - Segundo Letícia Freitas, turismóloga do Ideflor-bio, “esperamos terminar o curso com várias ideias, para auxiliar os agricultores familiares na administração financeira, na criação e comercialização de novos produtos, e também no acesso a novos mercados por meio de um trabalho coletivo e participativo”.
O curso é realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada à Casa Civil da Presidência da República, em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ). A iniciativa faz parte do Programa Ater Mais Gestão, mantido pela Sead e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o qual busca fortalecer, por meio da assistência técnica, as organizações econômicas da agricultura familiar no Brasil.
Por Dilermando Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário