terça-feira, 17 de abril de 2018

CATETERISMO | 25 pacientes são atendidos em mutirão

CATETERISMO | 25 pacientes são atendidos em mutirão

ASCOM/SESAU Foto: Secom – RR
A Sesau-RR (Secretaria Estadual de Saúde) realizou a terceira edição do mutirão de cateterismo, no CCDI (Centro de Cardiologia de Diagnóstico por Imagem). A ação iniciou no último sábado (14) e encerra nesta terça-feira (17).  Expectativa é que até o fim da tarde 25 pacientes sejam atendidos, totalizando 86 exames já realizados em 2018.
Os médicos Luís Carlos Vieira, que veio de Brasília, Marcelo Nakashima e Mauricio Nakashima, são os responsáveis pelos exames feitos na unidade, acompanhados de uma equipe de enfermagem e de apoio, que trabalharam durante esses quatro dias.
Segundo a diretora do CCDI, Fátima de Jesus, o objetivo do mutirão é diminuir o número de internos que aguardam pelo exame no setor de Cardiologia do HGR (Hospital Geral de Roraima). “É um mutirão ímpar, porque a maioria dos pacientes estão internados no HGR. Com isso, liberamos leitos no Bloco E da Cardiologia”, disse.
O diretor de políticas de apoio ao diagnóstico de imagem, Tarcíso Costa explica que benefícios o exame pode trazer. “Esse procedimento pode evitar complicações graves, como a estenose aórtica ou até mesmo um infarto, então é como se fosse uma pequena cirurgia”.
Costa informou ainda que há previsão de mais uma edição durante o mês de maio, a fim de atender os pacientes que precisam desse exame.
EXAME – O cateterismo é um exame que consiste na avaliação de vasos sanguíneos e do coração, e é feito utilizando um tubo flexível, conhecido como cateter. O cateter então busca alguma anomalia em veias e artérias que possam causar alterações no coração, válvulas e músculo cardíaco. O exame tem duração de no máximo 30 minutos, e seu diagnóstico é dado em questão de algumas horas.
Secretaria de Comunicação




Nenhum comentário:

Postar um comentário