SEMCOM - REGULARIZAÇÃO
Prefeito assina Decreto de Desapropriação do Residencial Padre Humberto Pietrogrande
A assinatura do documento aconteceu durante cerimônia no próprio residencial
04/03/2018 - 11h08 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Rômulo Piauilino
A manhã deste domingo, 4 de março, se tornou inesquecível para os moradores do Residencial Padre Humberto Pietrogrande, localizado na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Isso porque o prefeito, Firmino Filho, assinou o Decreto de Desapropriação da área onde reside 550 famílias há cerca de quatro anos.
Formado em sua maioria (90%) por mulheres mães solteiras, o residencial tem como marca forte a presença da luta feminina pelo direito à terra e moradia segura. E foi para elas que, no ato de assinatura do Decreto de Desapropriação, Firmino entregou cópias do termo de posse do residencial.
Uma delas foi Ana Carolina Pereira, presidente da Associação de Moradores do Residencial Padre Humberto. Para a líder comunitária, o momento é de alegria, agradecimento e alívio, pois, a partir de agora, os moradores poderão dormir tranquilos, sem o medo de serem despejados de suas casas a qualquer momento.
O medo de serem retirados de suas moradias foi o que levou a população do residencial ao Palácio da Cidade, em abril de 2017. Na oportunidade, representantes da comunidade, advogados e o Prefeito se reuniram para conversar a respeito da situação e, posterior, regularização da área ocupada.
Durante a reunião em 2017, Firmino Filho afirmou que a Prefeitura comunicaria ao juiz Antônio Soares, que havia emitido uma liminar de despejo dos moradores, o interesse social da área e determinou que fossem tomadas algumas medidas para que as ações beneficiassem realmente a quem necessita de moradia.
Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) ficou responsável pela atualização e análise do cadastro já existente das famílias moradoras do local e a Procuradoria Geral do Município entrou com um processo de desapropriação do terreno.
Hoje, os moradores, juntamente com o Prefeito, vereadores e deputados presentes na cerimônia de assinatura do Decreto de Desapropriação, puderam comemorar a regularização do residencial.
Na oportunidade, Firmino lembrou do trabalho realizado por Padre Humberto, pedagogo e sacerdote católico ítalo-brasileiro, falecido em 2015. “Padre Pietrogrande foi um dos grandes líderes dessa cidade. Teve atuação importante na área da saúde na comunidade da região do bairro Socopo. Também trabalhou em prol da profissionalização e educação para desenvolvimento da agricultura familiar. E mais que pregar, ele demonstrou o amor ao próximo”, disse.
Imagens Relacionadas:
Compartilhe está postagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário