SEMCOM - BRT
"Inthegra busca enfrentar a crise de mobilidade urbana", diz Firmino
Novo sistema de transporte público passará a funcionar neste sábado (17) na zona sul da cidade
Créditos: Rômulo Piauilino
Teresina vive um momento de transformação em sua mobilidade urbana. Um conjunto de obras e ações estão possibilitando a entrega de um novo sistema de transporte público, o Inthegra, que passa a funcionar neste sábado (17). Durante a entrega de 40 novos ônibus modelo BRT nesta sexta-feira (16), o prefeito Firmino Filho destacou esse novo momento pelo qual passa a cidade, buscando enfrentar um problema que é recorrente nas cidades médias e grandes no país.
"Nós estamos instalando um novo sistema. É com o Inthegra que estamos buscando enfrentar a crise da mobilidade urbana, buscando enfrentar esse sistema de transporte que já está falido. O novo modelo começa com várias modificações. As linhas vão ser transformadas com a inauguração dos corredores e os terminais. O Inthegra terá início neste sábado (17) pela zona sul e pelo Terminal do Itararé, em frente a Fundação Bradesco. Estamos com 40 novos ônibus troncais, com ar condicionado, servindo às regiões sul e sudeste da cidade", diz Firmino.
O novo modelo aboliu as linhas radiais que operavam o sistema. Agora, as viagens foram divididas. Na zona sul, região por onde vai começar o Inthegra neste sábado, quem for sair do bairro com destino ao centro, por exemplo, tomará o ônibus da linha alimentadora no bairro e seguirá até o terminal mais próximo (Parque Piauí ou Bela Vista). No terminal, o passgeiro toma outro ônibus até o centro, esse é chamado de linha troncal. Ou ele pode ainda tomar um coletivo interterminal, descendo no Terminal do Itararé, zona sudeste.
Os novos ônibus entregues nesta sexta serão utilizados nas linhas troncais, que trafegarão pelos corredores exclusivos instalados nas avenidas Barão de Gurgueia, Miguel Rosa, Henry Wall de Carvalho e Maranhão. Eles farão viagens rápidas e mais qualificadas, já que os coletivos são equipados com ar condicionado e, como viajarão em corredor segregado, sem concorrer com os demais veículos, chegarão ao destino rapidamente. Os ônibus das linhas alimentadoras serão substituídos gradativamente até que a frota seja renovada.
"É essencial que a gente possa perceber que esse novo modelo é uma resposta da cidade de Teresina. Estamos utilizando o que tem de melhor em termos de engenharia de transporte, de resposta à crise de mobilidade para a cidade de Teresina. É fundamental, para que nós possamos construir um futuro com melhor qualidade de vida, para que possamos nos mover com mais eficiência e rapidez, que esse modelo dê certo", explica o prefeito.
Com o início do Inthegra, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito estão nos terminais e em pontos estratégicos distribuindo material informativo e tirando as dúvidas da população. A partir deste sábado, estarão também nas estações de passageiros dispostas nos corredores. O prefeito ressalta ainda que nesse primeiro momento é necessário que o usuário procure informações sobre o seu trajeto e sobre o funcionamento do sistema.
"Sabemos que toda novidade provoca incômodos e desajustes, mas é necessário que possamos ter boa vontade de saber que estamos fazendo tudo isso para criar algo bom, algo grande e fundamental para a nossa cidade. Esse novo modelo rompe com a forma tradicional que estava falido, que se demonstra ineficiente diante do crescimento da cidade, com tendência de custos altos, com péssima qualidade e lentidão. Esse novo modelo busca superar tudo isso com a racionalização", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário