sábado, 3 de março de 2018

semcasp

SEMCASPI

Programa Criança Feliz de Teresina é elogiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social

O Programa Criança Feliz prioriza famílias em situação de vulnerabilidade social
01/03/2018 - 13h31 Imprimir Envie por e-mail
Programa Criança Feliz de Teresina é elogiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social
Créditos: Ascom
As experiências dos primeiros anos de vida podem ser determinantes para o futuro promissor de uma pessoa. Para dar suporte nesta fase, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social, os teresinenses contam com o programa ‘Criança Feliz’. E o programa, lançado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), após avaliação, recebeu elogios do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A análise positiva aconteceu após visita do consultor do MDS, referente ao Criança Feliz do Nordeste, Ronaldo Jorge de Oliveira, que analisou o programa juntamente com a equipe responsável pelo Criança Feliz em Teresina.

“Percebi um grande engajamento, estão com metade da equipe constituída atingindo a fase de implantação do Programa. As visitas domiciliares já acontecem, o que se constitui a etapa fundamental do programa e há um compromisso da coordenação de completar a equipe. Outro fator fundamental que pode se perceber é a qualidade técnica dos visitadores, todas com nível superior. O plano de execução das metas é viável e a qualidade da infraestrutura física disponível é muito boa”, destaca Ronaldo Jorge.

Atualmente, o programa conta com 37 profissionais. Sendo uma coordenadora, quatro supervisores e 32 visitadores – psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.  “A fala do representante do MDS mostra que nosso esforço foi visto e reconhecido. E a equipe está em processo de ampliação, para atender uma demanda maior no município”, destaca Elizabeth Nogueira, coordenadora do Programa Criança Feliz de Teresina.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, comemora a avaliação. “Ficamos muito alegres e satisfeitos em ter recebido a equipe do Ministério do Desenvolvimento Social. Sobretudo, colher o elogio deles ao programa Criança Feliz, pois primamos pela qualidade dos nossos profissionais. Tudo isso para que o serviço prestado seja de melhor qualidade para a população mais carente”, diz.

O Programa Criança Feliz prioriza famílias em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes recortes: gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; criança de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos em serviços de acolhimento. As famílias participantes serão acompanhadas e orientadas sobre os cuidados durante os primeiros anos de vida, com visitas domiciliares e ações intersetoriais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário