SDU CENTRO-NORTE - LIMPEZA
Mais de R$140 mil são gastos com remoção de lixo de depósitos irregulares
Nos dois primeiros meses deste ano, foram recolhidas mais de 3740 toneladas de lixo
A prática de despejar lixo em local irregular, além de ser prática proibida por lei, causa prejuízos à saúde pública, pode causar entupimento de bueiros e ainda onera as contas públicas. A Prefeitura de Teresina gastou na zona Norte de Teresina, somente nos dois primeiros meses deste ano, R$ 140.884,69 com recolhimento de resíduos de depósito irregular de lixo.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram recolhidas mais de 3740 toneladas de lixo que foi descartado de forma irregular em locais como ruas, calçadas, terrenos baldios, e canteiro central de avenidas da zona norte.
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte realiza, de forma sistemática, a limpeza dos bairros da região, executando capina, roço e recolhimento do lixo gerado. Além disso, é realizada coleta domiciliar três vezes na semana e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação mantém, na zona norte, nove pontos de coleta de resíduos sólidos a disposição da população.
José João Braga, superintendente da SDU Centro/Norte, explica que o descarte irregular de lixo nesses locais prejudica a própria população, além de onerar as contas públicas. O superintendente chama atenção para que a população evite depositar lixo de forma irregular em calçadas e ruas.
“O descarte do lixo nesses locais causa uma série de problemas: pode ser local de criadouro de mosquito da dengue, principalmente nesse período chuvoso, obstrui o passeio, pode obstruir sarjetas e o lixo pode ser levado pela água das chuvas e entupir bueiros, causando alagamentos. Além de tudo isso, o dinheiro que está sendo gasto na retirada do lixo desses locais poderia ser revertido em outros serviços que melhorassem a vida da população”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário