Marco
Edição especial marca os 30 anos do 'Sem Censura Pará' nesta quarta
27/03/2018 16:23h
O programa "Sem Censura Pará" completa 30 anos no ar nesta quarta-feira (28). A data será celebrada com a presença de convidados especiais na TV Cultura do Pará. Os jornalistas Nassif Jordy e Alda Costa, o músico Félix Robatto – que fará uma pequena apresentação – e o artista plástico Geraldo Teixeira são os entrevistados de Renata Ferreira no bate-papo, que começa às 14h30.
Com estilo dinâmico de entrevistas, o programa estreou no dia 28 de março de 1988 na TV Cultura do Pará, e desde então segue na grade de programação da emissora. São três décadas ininterruptas no ar debatendo diversos temas como política, economia, meio ambiente, saúde, comportamento, moda, arte, cultura, música e atualidades.
Atual produtora do programa, a jornalista Jússia Carvalho destaca que o "Sem Censura Pará" é um programa jornalístico que exerce importante função na televisão educativa, já que traz debates de interesse público que não são abordados pelas televisões comerciais. "É o único programa que perssiste na televisão paraense porque ele suscita esses debates de interesse público. Tem as suas particularidades, e isso atrai a atenção do público. São pautas do cotidiano de Belém e do Estado, que as televiões comerciais não abordam ou discutem", diz.
A jornalista usou o programa como objeto de estudo de sua dissertação de mestrado em comunicação. Ela observa que a TV Cultura do Pará cumpre seu papel como televisão pública quando mantém a atração por 30 anos no ar. A pesquisadora também ressalta que o programa criou laços com os telespectadores. "O Sem Censura Pará foi criado a partir do Sem Censura nacional, em uma época de redemocratização da televisão no Brasil. Foi uma maneira de conceder a fala para pessoas em uma época de mudança de comportamento. A ideia foi criar um programa em que as pessoas pudessem debater variados tipos de temas de maneira livre, aberta.
O "Sem Censura Pará" já teve várias apresentadoras, como as jornalistas Fátima Aragão, Márcia Freitas, Linda Ribeiro, Kenny Teixeira, Danielle Redig, Elane Magno, Andrea Cunha e Renata Ferreira, que está a frente da atração há quase 15 anos. "Considero o ‘Sem Censura’ um divisor de águas na minha carreira, porque me proporcionou um crescimento profissional e pessoal muito grande. Os debates são importantes para eu compreender toda a diversidade de pessoas, temas e a cultura paraense ", afirma Renata.
Serviço: O Sem Censura Pará é transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 16h, na TV Cultura do Pará.
Por Bruno Magno
Nenhum comentário:
Postar um comentário