segunda-feira, 26 de março de 2018

Funceb lança Programa Cena Aberta

Funceb lança Programa Cena Aberta nesta terça-feira

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), é responsável por estimular, difundir e possibilitar a apreciação das diversas artes no estado. Para aproximar os jovens destas produções artísticas, será lançado o Programa Cena Aberta, ação que busca contribuir de maneira permanente para a formação de plateia e o desenvolvimento da cadeia produtiva do teatro e da dança em Salvador.

O projeto será lançado nesta terça-feira (27), Dia Mundial do Teatro e do Circo, às 14h, no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela, em Salvador. Na ocasião, haverá apresentação do espetáculo 'Frases de Mainha', com os atores Sulivã Bispo e Thiago Almasy, que falam, com humor, do dia a dia da relação entre mãe e filho. O evento será restrito a convidados e terá a presença de mais de 100 jovens do Programa Jovem Aprendiz do Senac/BA.

Program Cena Aberta
Cenas do espetáculo 'Ponto e Vírgula", que, nesta edição, será assistido pelos jovens do Programa...
(Foto: Diney Araújo/Funceb)

A realização será por meio de sua Coordenação de Teatro da Funceb. O projeto será alimentado por adesão das produções de teatro e dança, além das casas de espetáculos e espaços culturais em Salvador. Neste ano, o Programa Cena Aberta envolverá apenas os jovens do Programa de Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/BA), parceiro nesta edição. Após esta, o programa será aberto a instituições de formação de jovens em geral.

“O programa não pretende que a vivência e a relação com os espetáculos sejam eventos pontuais e específicos na vida dos jovens, nem mesmo que essa vivência se caracterize como uma atividade didática ou pedagógica preparada por terceiros. O que se propõe é que os espetáculos a serem assistidos sejam escolhidos particularmente por cada jovem, de acordo com sua identificação e seu desejo e adequação a sua disponibilidade em relação aos dias, horários e locais de apresentação”, explica o coordenador de Teatro da Funceb, Wanderley Meira.

Para isso, será utilizado o Passaporte Cena Aberta, característica principal do programa, que dá ao beneficiário o direito de, mesmo sendo participante de um programa de formação de plateia, escolher dentro de um Cardápio Cultural, disponibilizado no site da Funceb, o espetáculo que lhe interessa, no dia e horário que for conveniente. Para assistir ao espetáculo, o beneficiário deverá portar um documento de identificação oficial e o passaporte, que receberá um Carimbo de Conferência por cada sessão assistida.

Programa Cena Aberta
...de Aprendizagem do Senac/BA. Eles também vão ter acesso à exibição da peça 'Animal'.
(Foto: Diney Araújo/Funceb)

No Cardápio Cultural, o beneficiário terá acesso aos espetáculos participantes do programa e também o número e modalidade de ingressos gratuitos ou promocionais disponíveis. Os ingressos gratuitos serão entregues por ordem de chegada e, após, serão distribuídos os ingressos promocionais. Todo beneficiário terá direito a, no mínimo, um acompanhante - que terá acesso ao ingresso promocional.

Pesquisa 

Entre os dias 5 e 16 de fevereiro deste ano, a Coordenação de Teatro da Funceb realizou a Pesquisa de Mapeamento Inicial no Programa de Aprendizagem do Senac/BA a fim de obter um panorama geral da juventude oriunda de diferentes bairros de Salvador e região metropolitana. Foram entrevistados 916 jovens de 150 localidades.

De acordo com o resultado, grande parte dos jovens matriculados nunca teve experiência com espetáculos de teatro ou de dança, ou, caso já tenham tido alguma experiência, sua freqüência é quase nula - 90% dos jovens não assistiram a nenhum espetáculo de teatro nos últimos quatro meses. Além disso, 94% não assistiram a nenhum espetáculo de dança.

“Nesse sentido, com o Cena Aberta, a Funceb reposiciona a arte como requisito necessário à completa formação da cidadania, ao mesmo tempo em que devolve aos jovens o seu direito cidadão de fruir arte, de circular entre os espaços culturais e de se relacionar com a produção artística da sua cidade. Este projeto se justifica porque beneficia diretamente ambas as partes envolvidas – mobiliza público para as produções dos agentes culturais e facilita a um público que se mantém distante uma relação habitual de fruição de arte o que, consequentemente, amplia o movimento da cadeia produtiva”, avalia Wanderley Meira.

Espetáculos – Adesão 

Entre os espetáculos desta edição estão o solo ‘Benditas’, ‘Amanheceu’, ‘Solo Almodóvar’, ‘Ponto e Vírgula’, ‘Gato-Corvo’ e ‘Animal’. Outros espetáculos podem ser inseridos no Cardápio Cultural do programa, basta aderir. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Coordenação de Teatro da Funceb (71) 3324-8525.

Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário