Família e Cidadania
Projeto do NAC debate relação família e escola em Santa Izabel
03/03/2018 17:38h
O fortalecimento da relação família e escola, inserção, manutenção e sucesso escolar, e empreendedorismo e iniciativas para geração de renda foram os módulos debatidos no último dia das ações do Projeto Família e Cidadania. Iniciada em 28 de fevereiro, no Club Thália, em Santa Izabel do Pará, a programação foi encerrada na sexta-feira (2), com a participação de mais de 100 pessoas.
A turma “A” participou do módulo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que abordou o fortalecimento da relação entre família e escola, enquanto a turma “B” ficou com o módulo empreendedorismo, tendo à frente a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
“As famílias são responsáveis pela educação e a escola tem a tarefa da escolarização, uma parte da educação da criança. A escola tem o papel de auxiliar os pais na formação, ou seja, na educação de seus filhos, e não o contrário. Além disso, ainda precisamos ajudar na formação dos pais”, frisou Shirley Miranda, diretora de ensino da Seduc.
Ao término dos dois módulos, Marina Bendelack, coordenadora do “Família e Cidadania”, ressaltou a importância de o evento ter sido realizado em Santa Izabel do Pará (Região Metropolitana de Belém). “Estou muito feliz por Santa Izabel ter abraçado esse evento. Isso só nos dá mais vontade de retornar. Tivemos um bom público, e isso é essencial para o município atendido e para darmos continuidade ao nosso projeto”, afirmou.
Conhecimento - Em seguida foram entregues os guias de serviços e os certificados. Uma das participantes desta edição do projeto, Nicerene Tabaraná, 61 anos, integra a coordenação da ONG União das Comunidades de Santa Izabel do Pará. “A nossa ONG busca recursos para a melhoria das associações daqui. Quase todas as associações de Santa Izabel fazem parte do nosso grupo. Nós oferecemos cursos de artesanato gratuitos para tirar as crianças da rua e gerar renda. Esse projeto aumentou o nosso conhecimento, e agora temos o papel de passar isso adiante, para as nossas comunidades”, declarou a participante.
O Projeto Família a Cidadania é realizado pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do governo do Estado, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Defensoria Pública do Estado e as Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa), de Educação (Seduc) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A ação é dividida em cinco módulos, e cada parceiro é responsável por um deles: assistência social, educação, saúde, empreendedorismo e cidadania.
O público-alvo do projeto inclui gestores, técnicos, professores e representantes de conselhos de escolas públicas; gestores, técnicos e agentes de saúde; representantes de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias. Em 2017 o projeto passou pelos municípios de Belém, Santarém, Altamira, Marabá e Salvaterra, totalizando mais de 500 pessoas atendidas diretamente. (Colaboração de Ruan Moraes).
Serviço: A próxima edição do Projeto Família e Cidadania será em Melgaço, no Arquipélago do Marajó, nos dias 14, 15 e 16 de março. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.nac.pa.gov.br
Por Erika Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário