Em Salvaterra
Delegacia Itinerante atende comunidades rurais e quilombolas
15/03/2018 21:59h
A Polícia Civil iniciou nesta quinta-feira (15) o Projeto Delegacia Itinerante Marajó, em Salvaterra, município do Arquipélago do Marajó. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Salvaterra, o projeto tem por objetivo percorrer as principais comunidades rurais e quilombolas do município para expandir os serviços prestados pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), sediada em Soure, e que atende aos municípios do lado oriental do Marajó.
A equipe itinerante é composta pelas policiais civis Cleice Rodrigues, Marileia Monteiro e Thiciane Maia. "Os serviços oferecidos pelo projeto são de orientação, atendimento, registro de ocorrência, solicitação de medidas protetivas de urgência e palestras sobre temas relacionados aos abusos sexuais de crianças e adolescentes, e violência doméstica e familiar, além da emissão de identidade para a comunidade local, coordenada pelo papiloscopista Flávio Mota", informou Thiciane Maia, delegada titular da Deam de Soure.
O primeiro dia do projeto foi na Comunidade de Joanes, em Salvaterra, onde foram emitidas 100 carteiras de identidade e oferecido o registro de boletins de ocorrência. Ainda durante a programação foram realizadas palestras sobre temas relativos à violência doméstica e abuso sexual de criança e adolescente, ministradas pela delegada.
Durante as palestras, a delegada Thiciane Maia destacou a importância de levar informação, atendimentos diversos, conhecimentos e serviços essenciais às comunidades de Salvaterra. "Muitas vezes, há a dificuldade de se deslocar até a Delegacia do município para realizar o registro de uma ocorrência ou ter acesso a outros serviços públicos essenciais", ressaltou.
O Projeto Delegacia Itinerante Marajó percorrerá ainda as comunidades de Condeixa, no próximo dia 22; de Passagem Grande, no dia 29; de Jubim, em 5 de abril; de Mangueiras, no dia 12; de Monsarás, no dia 19, e de Bacabal, no dia 26 de abril. "A previsão é a emissão de 700 carteiras de identidade até abril deste ano", disse a delegada Thiciane Maia.
Por Walrimar Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário