Aula inaugural do Pro Paz Enem recebe 1.500 alunos na capital paraense
25/03/2018 16:16h
Neste domingo (25), o Pro Paz Enem iniciou o calendário de 'aulões' preparatórios gratuitos para os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A caravana é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu) e a Secretaria de Educação do Pará (Seduc).
“Estamos abrindo de maneira inédita, em março, praticamente junto com o calendário de aulas da Seduc, os ‘aulões’ do Pro Paz Enem e já vemos um resultado positivo, pois temos mais de 1.500 alunos entre inscritos e que se inscreveram na hora. Fomos pegos de surpresa, pois não esperávamos tanta gente; o auditório lotou e tivemos que providenciar mais cinco salas. O mais importante é saber que ninguém voltou pra casa sem aula. A procura mostra que o PPE está consolidado na sociedade paraense”, afirmou Mônica Altman, presidente da Fundação Pro Paz.
O primeiro 'aulão' aconteceu na Faculdade Estácio (Iesam), na avenida Governador José Malcher, em Belém. Os estudantes assistiram aulas das quatro áreas de conhecimento do Enem, ministradas por um time de 30 professores da Seduc e do Pro Paz.
“Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, apresentando conteúdos teóricos e práticos para revisar pontos importantes para uma boa prova. Os alunos com deficiências físicas também têm a mobilidade de acesso as aulas, na primeira fileira e os alunos com deficiência auditiva tem acesso ao conteúdo por meio dos nossos dois tradutores de libras, assim, oferecemos um conteúdo de qualidade e promovemos a inclusão”, disse Anderson Costa, coordenador do Pro Paz Enem.
Quem está se preparando para fazer a prova pela primeira vez, comemora a possibilidade de ter aula com professores de renome e reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Estar aqui é mais uma possibilidade de aprender e exercitar os conhecimentos cobrados no Enem. Redação, por exemplo, é muito importante e para o curso que eu quero preciso tirar 900 pontos. Pretendo participar de outros aulões e recomendo para mais estudantes”, comentou Igor Alan Santos, de 17 anos, que pretende cursar Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Caravana rumo ao interior do Estado
Como ocorre desde 2015, o Pro Paz Enem atende a Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Pará. Dezenove municípios devem receber os 'aulões' até outubro, mês que antecede as provas do exame. “Isso reforça a nossa responsabilidade com a agenda de fortalecimento municipal. Temos a certeza que o caminho que devemos seguir é o de garantir que esses alunos possam permanecer onde moram e, sobretudo, garantir qualidade de ensino para eles”, concluiu a titular da Semsu, Izabela Jatene.
Com a sua quarta edição em 2018, o Pro Paz Enem tem como objetivo preparar estudantes, principalmente rede pública estadual de ensino, para a prova através de aulas sobre os principais temas do conteúdo programático do exame, na capital e em municípios do interior. Mais de 42 mil alunos já participaram das aulas ao longo dos anos.
Os alunos também contarão com o apoio material para download, que será disponibilizado no site da Fundação Pro Paz, além de dicas sobre a prova através da fanpage https://www.facebook.com/propazenem, como forma de incentivar os alunos a se preparar para o exame.
Por Emanuele Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário