quarta-feira, 28 de março de 2018

A lei foi sancionada pelo governador Pezão

A lei foi sancionada pelo governador Pezão

A Feira das Yabás tornou-se patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a lei nº 7.929, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, publicada no Diário Oficial do estado, nesta quarta-feira (28/3).

Realizada a cada segundo domingo do mês no bairro de Oswaldo Cruz, subúrbio carioca, a feira deverá ter uma edição especial em maio, para celebrar os dez anos do evento e também marcar os 130 anos da abolição da escravatura. A data histórica aconteceu no dia 13 de maio, que, neste ano, cai no segundo domingo do mês.

- Reconhecer a Feira das Yabás como patrimônio histórico e cultura do Estado do Rio de Janeiro é celebrar a força da mulher e a nossa ancestralidade. A Feira, além de ser um espaço de resistência da cultura africana, é, também, um polo de valorização gastronômica e de geração de renda. Essa lei demonstra o compromisso em promover a igualdade e a diversidade e a cultura no nosso estado – afirmou o secretário estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Alexandre Nunes.

Yabá, que significa mãe rainha, é o termo utilizado no Brasil para definir os orixás femininos. A Feira das Yabás, que atrai milhares de pessoas ao bairro, além de festejar a cultura afro-brasileira, tem rodas de samba e oferece comidas típicas brasileiras.

A lei autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com órgãos ligados ao turismo e lazer, para conscientização e preservação da feira, a fim de estimular o uso do local para entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário