sábado, 24 de fevereiro de 2018

VACINAÇÃO | Governo envia representante para tratar sobre campanha em Brasília

VACINAÇÃO | Governo envia representante para tratar sobre campanha em Brasília

SECOM RR Foto: Ascom/Sesau
Para garantir apoio para a campanha de vacinação que será realizada em todos os 15 municípios contra o sarampo, o Governo do Estado enviou representante para Brasília-DF. A intenção é acertar os detalhes finais da ação e buscar apoio para os municípios. Diferentemente de uma ação comum, a expectativa é fazer uma busca de casa em casa para localizar pessoas que não tenham sido imunizadas.
A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, adiantou que irá definir junto ao Ministério da Saúde a faixa etária da população a ser vacinada e que também buscará que a Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde) apoie a ação com recursos humanos, considerando que o efetivo disponível nas equipes do estado e dos municípios é pequeno para a complexidade da ação.
A expectativa é lançar a campanha no próximo dia 3 de março, no entanto, o Estado ainda aguarda o resultado destas reuniões.
Daniela explicou que atualmente o Brasil tem um certificado de eliminação da doença e, por isso, a confirmação de um caso já configura um surto da doença. “Para que o Brasil não perca este certificado, estamos organizando uma campanha diferente para buscar de casa em casa, cada cidadão não vacinado para melhorar nossas coberturas e atingir a meta de 95% de vacinação da população”, explicou.
O governo federal já encaminhou 80 mil doses da vacina contra o sarampo para as ações intensificação vacinal, as quais já estão no Núcleo Estadual de Imunizações.
Na última segunda-feira (19) foi confirmado o primeiro caso de sarampo desde 2015. Outros sete casos continuam em investigação.
No período de 13 a 19 de fevereiro, foram aplicadas 1.974 doses de vacina nas ações de bloqueio e intensificação vacinal, pelas equipes de vigilância epidemiológica estadual e municipal. As ações foram realizadas nos abrigos instalados nos ginásios dos bairros Tancredo Neves e Pintolândia, além de praças como Capitão Clóvis e Simon Bolívar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário