segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SEMEC - EDUCAÇÃO



SEMEC - EDUCAÇÃO

Palestra busca sensibilizar pais sobre o papel da família na educação

A ação foi realizada por uma psicóloga e uma psicopedagoga no Cmei Thereza Christina
26/02/2018 - 10h43 Imprimir Envie por e-mail
Palestra busca sensibilizar pais sobre o papel da família na educação
Créditos: Ascom
A questão da parceria entre as famílias e a escola em prol do desenvolvimento saudável da criança está sendo levada por uma psicóloga e uma psicopedagoga da Prefeitura de Teresina aos pais e professores de unidades de ensino da Rede Municipal. A proposta é realizar um diálogo aberto sobre a importância do laço entre a escola e a família.

A terceira palestra educativa organizada pelo Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) aconteceu para pais e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Thereza Christina, creche que atende crianças, filhos de mães que trabalham no Shopping da Cidade com idade entre 6 meses a 3 anos. O diálogo provocou os pais a refletirem sobre o papel de cada instituição no desenvolvimento das crianças.

“A escola dá todo o suporte para a formação integral do aluno, mas só funciona se esse trabalho começar em casa, com a imposição de limites, respeito às regras e carinho”, explica a psicóloga Andréia Leite.

Segundo a especialista, os pais são essenciais no sucesso da vida acadêmica dos alunos. “A criança reproduz o que aprende em casa. Se há desestrutura, desrespeito e falta de interesse da família, é possível que este aluno tenha sérios problemas nos estudos, na socialização com os colegas e mais tarde no mercado de trabalho”, alerta.

De acordo com a psicopedagoga Marta Késia, que também atua no tratamento de estudantes com transtornos de aprendizagem, os problemas familiares acabam afetando diretamente os alunos. “Grande parte das crianças que estão com dificuldade em sala de aula não possuem distúrbios, mas transtornos decorrentes da desestrutura familiar. Neste, sentido nosso papel é percorrer as escolas alertando sobre o problema, no intuito de sensibilizar os pais e deixar bem claro que eles são tão responsáveis pela educação dos filhos quanto à escola”, afirma.

Para Raimunda Soares, diretora do Cmei Thereza Christina, a conversa é uma forma de aproximar a família da escola. “Os familiares de nossas crianças já possuem uma grande parceria com o Cmei Thereza Christina. A palestra é uma forma de fortalecer ainda mais esses laços. Um dos temas discutidos: ‘Limites na educação do meu filho e limites para os pais’ mostra a importância dos pais trabalharem na educação dos filhos a imposição dos limites, para que as crianças cresçam sabendo sobre a importância de respeitar regras’, destacou a gestora.

Para Faustino Junior e Cristina de Melo, pais do pequeno Luiz Antônio, de 3 anos, aluno do Cmei Thereza Christina, a palestra é importante para fortalecer os laços entre a família e a escola. “Estamos vendo profissionais capacitados falando sobre a importância da participação dos pais na escola, para melhorar o aprendizado das crianças. Entendemos que os pais são o reflexo do filho, então quando a criança percebe esse envolvimento entre os pais e os professores, facilita o desenvolvimento escolar”, conta os pais.

Esta já e a terceira palestra que os profissionais estão realizando para pais e professores. O ciclo de entonto iniciou no segundo semestre de 2017 e tendo continuidade agora em 2018. A meta é percorrer todas as unidades de ensino municipal, mostrando aos pais como a união da família com a escola faz a diferença no ensino das crianças e adolescentes.

Mais sobre o CMAM

O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar, recém-inaugurado pela Prefeitura de Teresina, é um trabalho conjunto das áreas de educação e saúde em prol do desenvolvimento das crianças e jovens que estudam em unidades de ensino da Rede Municipal. O CMAM disponibiliza uma série de profissionais para tratamento de alunos com transtornos ou dificuldades na aprendizagem, como hiperatividade e déficit de atenção. Para receberem a visita de especialistas do CMAM com a palestra educativa itinerante, as escolas devem enviar ofício ao órgão informando a necessidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário