segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SEMEC - EDUCAÇÃO

SEMEC - EDUCAÇÃO

Sucesso da educação pública de Teresina é apresentada em São Paulo

Teresina é hoje referência na área e foco de pesquisas de diversos especialistas
24/02/2018 - 11h57 Imprimir Envie por e-mail
Sucesso da educação pública de Teresina é apresentada em São Paulo
Créditos: Ascom
O secretário Municipal de Educação de Teresina Kleber Montezuma esteve esta semana em São Paulo (SP), em encontro promovido pelo Instituto Votorantim, para secretários de educação e técnicos das secretarias de educações de todo o Brasil, parceiros do Instituto.

Durante o encontro Montezuma apresentou os resultados da Educação Municipal de Teresina que vem apontando a capital piauiense como destaque na educação nacional.

Teresina é hoje referência na área e foco de pesquisas de diversos especialistas, principalmente por apresentar resultados na educação mesmo com baixa renda per capita.

No ranking nacional do Ideb, a capital piauiense ocupa o primeiro lugar entre as capitais nordestinas e é a terceira melhor do país. O feito posiciona Teresina como modelo e intriga estudiosos no assunto.

Em São Paulo, Kleber Montezuma falou da trajetória ascendente do desempenho acadêmico dos alunos da Rede Municipal de Teresina e pontuou as principais estratégias responsáveis pelo trabalho de sucesso. “Temos um planejamento sistemático para todas as ações, buscamos investir em avaliação e monitoramento constantes para possibilitar as intervenções imediatas. Outro fator importante é a dedicação dos professores e diretores nas escolas, participando das capacitações e fazendo o que deve ser feito todos os dias”, destacou o secretário.

“Nosso diferencial é o avanço das escolas enquanto Rede, não são escolas que se destacam de forma isolada, são mais de 60% acima da média. Atribuímos esse bom desempenho a inúmeros fatores, entre eles o investimento da gestão municipal, a importância que damos às avaliações, o suporte que as equipes escolares recebem para todas as suas ações e o acompanhamento do desempenho de cada aluno”, afirma Montezuma.

O secretário falou também sobre o perfil de liderança necessário ao gestor municipal, esclareceu sobre os componentes de um plano de intervenção para elevação do IDEB. “O foco é a disseminação das experiências, abrindo espaço para discussão da condução de políticas públicas e desenvolvimento de estratégias e ações que possam ser efetivas para a promoção da aprendizagem dos estudantes no tempo adequado”, finaliza.

Saiba mais sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.



Tags: semeceducaçãoTeresinaPrefeitura, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário