quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

SEMCASPI - PREVENÇÃO

SEMCASPI - PREVENÇÃO

Defesa Civil Municipal realiza atendimentos nas zonas Sul e Leste de Teresina

As ações do órgão acontecem devido ao período chuvoso na capital
08/02/2018 - 14h40 Imprimir Envie por e-mail
As chuvas que aconteceram nos últimos dias em Teresina causaram transtornos em algumas regiões da cidade. Diante do risco de desabamento, a Defesa Civil Municipal de Teresina realizou, nesta quarta (7) e hoje (8), atendimentos e vistorias técnicas para amenizar e prevenir os danos ocasionados pelo período chuvoso.


As vistorias técnicas tiveram como foco principal casas, barracos ou edificações habitacionais com suspeita de risco de desabamento, a fim de evitar dano pessoal aos moradores, sobretudo óbitos, bem como dano material. Também foram realizadas ações de socorro, que consistem em encaminhar, quando necessário, as famílias atingidas para o Programa “Cidade Solidária”.


“Nós temos um monitoramento com áreas já previstas, mas, caso ocorra alguma demanda urgente em outra região, nos deslocamos até o local. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 153 ou outro canal”, destaca Sebastião Domingos, agente da Defesa Civil.


Nessa quarta-feira (7), os trabalhos realizados atenderam moradores do Parque São Jorge, na zona Sul, e da Vila Madre Teresa e bairro Morros, ambos na zona Leste. Para esta quinta-feira (8), está previsto o monitoramento de áreas de risco e atendimento às ocorrências que surgirem.


“A gerência de Defesa Civil está seguindo o planejamento do período chuvoso desde o mês de novembro, que registrou chuvas iniciais. No momento estamos na ação do monitoramento das áreas de risco, já mapeadas, e no atendimento ao socorro às pessoas que têm suas casas atingidas pela água das chuvas ou por outro infortúnio decorrente do período chuvoso”, completa Sebastião Domingos.


A Defesa Civil Municipal de Teresina é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).


Cidade Solidária


O programa é uma ação emergencial que possui a linha de atuação da Família Solidária, onde a pessoa acolhida indica um familiar ou amigo para lhe receber e a Prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 250, ou Residência Solidária, onde a pessoa identifica um imóvel no valor de até R$ 250 para alugar e a Prefeitura arca com o valor por seis meses.


Em ambas as situações, o acolhido recebe cesta básica, kit limpeza e kit acolhimento. Sistematicamente, a família é acompanhada no período de seis meses pela Semcaspi, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).





Compartilhe está postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário