segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Segurança na volta às aulas da rede pública tem apoio da PMDF

Segurança na volta às aulas da rede pública tem apoio da PMDF

Segunda fase da operação, na manhã desta segunda (19) no Polivalente, contou com a participação de atores do Teatro Rodovia e do Batalhão de Policiamento com Cães

A movimentação típica no trânsito de veículos e pedestres em frente ao Centro de Ensino Fundamental Polivalente, na 913 Sul, ganhou novos personagens na manhã desta segunda-feira (19).
A movimentação típica no trânsito de veículos e pedestres em frente ao Centro de Ensino Fundamental Polivalente, na 913 Sul, ganhou novos personagens na manhã desta segunda-feira (19).
A movimentação no trânsito de veículos e pedestres em frente ao Polivalente, na 913 Sul, ganhou novos personagens na manhã desta segunda-feira (19) com a operação Volta às Aulas, da PMDF. Foto: Tony Winston/Agência Brasília
De forma lúdica, o palhaço Seriguela e a Faixa orientaram a travessia dos que passavam logo cedo por ali — a maioria, estudantes.
Os atores fazem parte do Teatro Rodovia, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e integraram a segunda fase da operação Volta às Aulas, direcionada à rede pública de ensino — a primeira teve como foco o retorno às aulas em escolas particulares.
“Por meio da brincadeira, a gente traz o cidadão para a faixa e mostra como tem que ser feito: olhar para um lado, para o outro, fazer o sinal de vida e atravessar andando”, pontuou o segundo-sargento Márcio Brito, intérprete de Seriguela e um dos criadores do teatro.
Com a autônoma Viviane de Araújo, de 32 anos, não foi diferente. Ela levou os filhos Ana Franciele, de 6 anos, e Lucas de Araújo, de 5 anos, para o primeiro dia de aula e contou com a ajuda do palhaço para fazer a travessia. “Achei legal, fica mais fácil [aprender]”.
O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, acredita que abrir o ano letivo dessa forma é importante para romper preconceitos em relação ao trabalho policial. “É um trabalho sério, cooperativo, não só repressivo. Muito pelo contrário, é preventivo, sobretudo de orientação, para que eles [os alunos] não se envolvam com questões que os colocarão em risco.”
Além das atividades teatrais, policiais militares entregaram fôlderes com dicas de segurança. No ar, o Batalhão de Aviação Operacional fez o patrulhamento aéreo.
“Temos de reforçar sempre isso na criança para que ela não se acidente, porque infelizmente ainda vemos vários casos de atropelamentos em faixas de pedestre”, destacou o subcomandante do 1º Batalhão Escolar, capitão Ramon Carvalho.
No pátio do Polivalente, a Banda de Música da PMDF recepcionou alunos e professores, e executou o Hino Nacional no momento cívico.
Logo em seguida, foi a vez de os militares do Batalhão de Policiamento com Cães mostrarem como os animais ajudam nos trabalhos da corporação. Os cachorros farejaram e encontraram objetos escondidos pelos policiais entre mochilas e armários.

Palestras educacionais da PMDF podem ser agendadas

No escopo da operação, a Polícia Militar também ministra palestras. Entre os temas abordados estão bullying (agressão intencional e repetitiva, verbal, física ou psicológica) cyberbullying, mediação de conflitos, procedimentos de segurança escolar, ética e cidadania e prevenção ao uso de drogas e ao abuso sexual infantil.
Para agendá-las é preciso entrar em contato pelos telefones (61) 3190-3761, 3190-3765, 3190-3766 ou 3910-1669, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.
Segundo o capitão Ramon Carvalho, depois do pedido, a PMDF faz uma visita prévia à unidade de ensino (que pode ser pública ou particular) para verificar a faixa etária do público.
EDIÇÃO: RAQUEL FLORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário