terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Santa Lúcia: cinco filhotes morrem em uma semana em canil improvisado

Santa Lúcia: cinco filhotes morrem em uma semana em canil improvisado

Falta de estrutura e de limpeza tem facilitado a proliferação de doenças no local. Prefeitura diz que trabalha para construir um canil municipal.

Animais morrem em canil improvisado em Santa Lúcia, SP
A falta de estrutura e de limpeza de um canil improvisado em Santa Lúcia (SP) tem facilitado a proliferação de doenças no local que atualmente abriga 20 cães. Na última semana, cinco filhotes morreram. A prefeitura informou que trabalha para construir um canil municipal.
O local improvisado fica na Praça de Esportes, único espaço público para a prática esportiva na cidade. Tudo começou quando a voluntária Marta Brumati abriu um brechó para conseguir fundos para castração de animais.
Canil improvisado em Santa Lúcia abriga 20 cães (Foto: Paulo Chiari/EPTV)Canil improvisado em Santa Lúcia abriga 20 cães (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Canil improvisado em Santa Lúcia abriga 20 cães (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
“A gente não pode soltar eles, ficam confinados, escondidos. As pessoas não sabem que têm filhotes para doação aqui. No fundo virou um cemitério, já perdemos a conta de quantos filhotes enterramos lá”, disse Marta.
As baias usadas na feira de animais viraram abrigos para os cachorros, mas está longe de ser o lugar adequado. Marta faz o que pode para cuidar dos cães, mas na área não bate sol e também falta limpeza.
5 filhotes morreram em menos de uma semana em canil de Santa Lúcia (Foto: Paulo Chiari/EPTV)5 filhotes morreram em menos de uma semana em canil de Santa Lúcia (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
5 filhotes morreram em menos de uma semana em canil de Santa Lúcia (Foto: Paulo Chiari/EPTV
A veterinária Andrea Ávila explicou que seria necessário um espaço separado para colocar os filhotes que chegam.
“A principal doença é a giárdia, ela é um protozoário e altamente transmissível entre os filhotes. Eles têm diarreia, vômito, desidratam rápido e não aguentam”, disse.
Veterinária Andrea Ávila explica que cães de canil de Santa Lúcia morreram de giárdia (Foto: Paulo Chiari/EPTV)Veterinária Andrea Ávila explica que cães de canil de Santa Lúcia morreram de giárdia (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Veterinária Andrea Ávila explica que cães de canil de Santa Lúcia morreram de giárdia (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

Prazo

Após uma denúncia em 2016, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública pedindo que a prefeitura tomasse providências e montasse um canil apropriado. Na época, deu o prazo de um ano. No fim do ano passado, a administração pediu mais três meses e o prazo termina em março.
“Temos uma área com espaço bom onde iremos construir o canil, não é uma obra cara, mas nos preocupamos na questão sobre mantê-la, com funcionários. Estamos preocupados em resolver todo esse problema o mais rápido possível”, disse o prefeito, Luiz Antonio Noli (PR), que ainda disse que o município está fornecendo ração.
g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário