terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ponte Honestino Guimarães está em boas condições de uso, mas será monitorada

Ponte Honestino Guimarães está em boas condições de uso, mas será monitorada

Representantes da Defesa Civil, da Novacap e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vistoriaram a estrutura nesta segunda (12). No viaduto da Galeria dos Estados, continua o trabalho de escoramento

A estrutura da Ponte Honestino Guimarães, que liga a Asa Sul ao Lago Sul, está fora de perigo, e os veículos podem continuar a trafegar nela. Para manter a segurança, no entanto, o governo de Brasília colocará, nos próximos dias, sensores de monitoramento iguais aos da Ponte do Bragueto e do viaduto da Galeria dos Estados.
A estrutura da Ponte Honestino Guimarães, que liga a Asa Sul ao Lago Sul, está fora de perigo, e os veículos podem continuar a trafegar nela. Para manter a segurança, no entanto, o governo de Brasília colocará, nos próximos dias, sensores de monitoramento.
A estrutura da Ponte Honestino Guimarães, que liga a Asa Sul ao Lago Sul, está fora de perigo, e os veículos podem continuar a trafegar nela. Para reforçar a segurança, o governo de Brasília colocará, nos próximos dias, sensores de monitoramento. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Uma equipe formada por representantes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vistoriou a Honestino Guimarães nesta segunda-feira (12), com o apoio de uma lancha. Para fazer a inspeção, técnicos dos três órgãos passaram embaixo e por dentro da ponte, com o apoio de uma lancha do Corpo de Bombeiros, e por cima, a pé.
“O monitoramento eletrônico servirá para acompanharmos dia a dia se há alguma alteração na ponte, se precisa de alguma intervenção”, disse o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Projetos para manutenção da Ponte Honestino Guimarães

Em aproximadamente três meses, serão desenvolvidos projetos básicos para a manutenção da Ponte Honestino Guimarães. Após a conclusão deles, novas intervenções devem ocorrer para reforçar a estrutura.
Acompanhou a inspeção o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra, que disse que a unidade trabalha “irmanada com a Novacap, mas sob a liderança da companhia”.

Vigas para escoramento na Galeria dos Estados são produzidas na Novacap

Mesmo durante o feriado prolongado de carnaval, o escoramento definitivo prossegue na Galeria dos Estados, onde parte do viaduto desabou no início deste mês. A previsão é liberar a passagem para pedestres até quinta-feira (15), bem como para veículos nas novas alças de ligação entre o Eixão e os Eixinhos.
O material do escoramento permanente é o mesmo usado na concretagem do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As vigas estavam no pátio da Novacap e precisam passar por adaptações para caber embaixo do viaduto.
Nesta segunda-feira (12), a reportagem acompanhou o trabalho na sede da Novacap, na Epia Sul. As estruturas recebem cortes compatíveis com o local a ser sustentado. O tamanho final varia de 3,55 metros a 5,6 metros.
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário